Ecumenismo: Igrejas cristãs de Setúbal participam em semana de oração

20200118-Celebracao-Ecumenica (10)

As igrejas cristãs unem-se em oração pela unidade dos cristãos. Iniciativa acontece pelas redes sociais com momentos de oração diários em detrimento da habitual celebração ecuménica, que este ano não se pode realizar devido ao novo confinamento geral.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos decorre de 18 a 25 de janeiro, este ano com o tema “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf João 15, 5-9).

Na sua mensagem para esta semana, o Papa Francisco afirma que “a unidade só pode vir como fruto da oração. Os esforços diplomáticos e os diálogos académicos não são suficientes. Devem ser feitos, mas não bastam. Jesus sabia isto e abriu-nos o caminho através da oração. Deste modo, a nossa oração pela unidade é uma humilde mas confiante participação na oração do Senhor, o qual prometeu que cada oração feita no seu nome será ouvida pelo Pai”.

Ao longo dos oito dias, pelas 21h30, publicamos uma reflexão bíblica e uma oração apresentada por uma das Igrejas Cristãs presentes na nossa Diocese. Este ciclo de vídeos conta com a participação da Igreja Católica, da Igreja Greco-Católica da Ucrânia, da Igreja Ortodoxa Romena e da Igreja Evangélica Presbiteriana de Setúbal.

Os subsídios foram preparados pela Comunidade Monástica de Grandchamp, fundada na década de 1930 nas margens do largo Neuchâtel (França), e que tem como pilares fundacionais a oração, a vida comunitária e a hospitalidade.

Dia 1: “Chamados por Deus”

Igreja Católica – Paróquia de São Paulo, Setúbal

Dia 2: “Amadurecendo internamente”

Igreja Greco-Católica da Ucrânia

Dia 3: “Formando um corpo”

Padre Florentin Dobrescu da Igreja Ortodoxa Romena de Setúbal, São Basílio.

Dia 4: “Orando juntos”

Pastora Cacilene Nobre da Igreja Evangélica Presbiteriana de Setúbal

Dia 5: “Deixando-se transformar pela Palavra”

Pastora Cacilene Nobre da Igreja Evangélica Presbiteriana de Setúbal

Dia 6: “Acolhendo outros”

Igreja Greco-Católica da Ucrânia

Dia 7: “Crescendo na unidade”

Padre Florentin Dobrescu da Igreja Ortodoxa Romena de Setúbal, São Basílio.

Dia 8: “Reconciliando com toda a criação”

Igreja Católica, Cúria Diocesana de Setúbal

Ecumenismo: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2021