Semana dos Seminários: “Não deixes de arriscar perguntar: Serei eu…?”

20180715-Summer3Fest-Encerramento-22

Começou ontem, dia 11 de novembro, a Semana de Oração pelos Seminários, que se prolonga até ao próximo Domingo, dia 18 de novembro. Ao iniciar esta semana, o vice-reitor do Seminário de São Paulo de Almada, Padre Carlos Silva, deixa uma mensagem dirigida, sobretudo, aos jovens, num biénio que a diocese sadina dedica à juventude. Leia, em seguida, a mensagem.

Disponibilizamos, ainda, o Guião para a Semana dos Seminários 2018, onde poderá encontrar várias propostas de oração individual ou comunitária preparadas pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios. Clique, aqui, para consultar.

Formar Discípulos Missionários [Mensagem para a semana dos Seminários 2018]

“Leve-me” – disse, ao sair das fileiras, em Auschwitz, S. Maximiliano Maria Kolbe, para salvar um homem da morte próxima, pois sabia que no fundo o convite era outro; sabia que era Jesus, através da situação daquele pai de família, quem o convidava a participar no grau maior do amor, pois «não há maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos» (Jo 15, 13).

Neste ano de 2018, sentimo-nos interiormente impelidos a deixar que assim ‘Deus nos leve’! Leve o nosso Seminário Maior de Setúbal – seminaristas, formadores, e todos os que vivem e passam a vida connosco, no espírito da família que somos – para melhor vivermos a máxima do amor: oferecer generosamente a nossa vida, para que outros tenham vida!

Esta mensagem é especialmente dirigida aos jovens da nossa Diocese, neste biénio que lhes está dedicado, para fazerem “(…) da vida o ‘lugar’ da escuta acolhedora de Deus e dos irmãos”, como nos lembra e pede o nosso Papa Francisco (Angelus, 17. julho.2016).

Quando escutamos a sério, uma voz mais alta dita novos horizontes de pensamento e de ação: “É necessário sobretudo que [O hóspede] seja ouvido” (Angelus,…), pois que não há encontro nem seguimento de Jesus Cristo sem uma escuta atenta e autêntica, que tem lugar no mais profundo do nosso ser!

Quando alguém se dispõe neste sentido de escuta, tudo pode acontecer!

Pode acontecer o convite para ser inteiramente do Senhor, como sacerdote, sem reservas de tempo, pois, no dizer de Gandalf, “tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é oferecido” (J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis). A decisão que nos cabe tomar: guardar o tempo da existência só para nós – para os nossos interesses pessoais -, ou oferecê-lo a Cristo, em prol dos outros?

Sabemos que «há mais alegria em dar do que em receber» (Act. 20, 35). Sabemos que “do encontro com a pessoa de Jesus Cristo nasce a Missão que não se baseia em ideias nem em territórios, mas parte do coração e dirige-se ao coração” (Nota da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário). Assim somos convocados para uma Missão, dos jovens e entre os jovens: «formar discípulos missionários», a partir da escuta de Deus no íntimo do nosso coração. Para tal, precisamos de nos escutar uns aos outros, com a verdade e a lealdade de quem recebe o próprio Cristo no irmão que nos é dado.

Convidamos-te à escuta sincera e generosa do Senhor que sempre fala em nós; caso aí descubras um desejo, um apelo, um ‘gosto’ de gastar o tempo pelo Senhor e pelos irmãos, não deixes de arriscar perguntar: «serei eu…?».

Padre Carlos Filipe Silva, vice-reitor do Seminário de São Paulo de Almada

Pagela de Oração para a Semana dos Seminários 2018