Monte de Caparica: Cortejo de Reis reuniu mais de mil participantes

20190113-Cortejo-Reis-Monte-Caparica-01

Os Três Reis, no dia 13 de Janeiro de 2019, não viajaram sozinhos desde o Bairro do 2º Torrão, na Trafaria, até à Igreja de Nossa Senhora do Monte de Caparica. Nesta viagem tiveram um enorme cortejo a acompanhá-los, para visitarem Jesus após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes, (ouro, incenso e mirra). Um cortejo colorido, alegre e de fé. Foram mais de quinhentos figurantes, com trajes da época, facultados pela Paróquia

O povo da Trafaria e do Monte de Caparica foi-se integrando à passagem do cortejo, aumentando consideravelmente o número de participantes, mais de mil. A igreja estava na rua, alegrando crianças e adultos. Todos queriam ir visitar o Menino Jesus.

Os reis vinham nos seus camelos ornamentados, escoltados pelos belíssimos cavalos “brancos” engalanados da Unidade de Segurança e Honras de Estado da Guarda Nacional Republicana. Acompanhavam, também, os reis mais de 50 Cavaleiros devidamente trajados, todos eles de escolas equestres do concelho de Almada.

Os camelos adornados, os cavalos ornamentados, os cavaleiros trajados, os figurantes, que percorreram as estradas, caminhos e ruas desde a Trafaria até ao Monte de Caparica, deram uma beleza única ao cortejo, e ouvia-se o povo dizer: “lindo; que encanto”. Estava patente no rosto das pessoas, que assistiam ao cortejo, satisfação, orgulho e fé!

Durante todo o cortejo, cantou-se, encantando quem assistia numa caminhada alegre com destino a Jesus, que repousava no Presépio montado na Igreja de Nossa Senhora do Monte de Caparica.

Chegados ao destino, os cavalos formaram no adro da Igreja para deixarem passar os Três Reis, os figurantes e o Povo. Foram muitos os que tiveram que ficar na rua porque a Igreja não tinha capacidade para receber tanta gente.

O Reverendo Padre Pedro Quintella, pároco do Monte de Caparica, deu inicio à Cerimónia, começando por fazer os devidos agradecimentos às autoridades locais presentes: à Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros; à Vereadora da Câmara Municipal de Almada, Maria Silveira; à Presidente da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, Teresa Coelho; e aos organizadores e toda a comunidade paroquial; e por fim, ao povo que participou e embelezou o Cortejo dos Reis de 13 de janeiro de 2019.

De seguida leu uma carta, escrita por ele para todos nós, cheia de sentimento, esperança, amor e fé. Terminada a leitura, solicitou aos Três Reis que depositassem os presentes – ouro, incenso e mirra – aos pés de Jesus.

A Presidente da Câmara Municipal de Almada publicou na sua página de Facebook, a seguinte mensagem:

Aníbal Moreira, paroquiano do Monte de Caparica

15 de Janeiro de 2019