Em Sesimbra, a festa anual do Senhor Jesus das Chagas

20190504-Senhor-Chagas-Sesimbra-03

Não há na paróquia de Santiago em Sesimbra nenhum dia do ano em que a igreja matriz se encha como na festa do Senhor das Chagas, dia 4 de Maio!

A solenidade é preparada por uma novena cujos cânticos entram no coração das pessoas e as fazem sentir profundamente o amor de Cristo na vida de cada uma… E só a gratidão explica que nenhum habitante fique indiferente ao Senhor que nesse dia passa em procissão pelas ruas. Todos participam, ou incorporados à frente ou atrás do Senhor, ou silenciosos esperando na rua a sua passagem, ou à janela da sua casa ou da casa de um amigo…

Aquele que está a passar não é só O que deu a vida por nós no Calvário de Jerusalém, é também O que veio ter connosco no longínquo 4 de Maio de 1534 aparecendo na nossa praia, trazido pelo nosso mar;  é Aquele a Quem recorremos nas aflições da nossa vida, e nos acode sempre!

A população tem noção disto. E a novena vem reavivar esta fé cada ano. A Comissão da Festa prepara-a com grande dedicação, o nosso Pároco solicita tempestivamente a colaboração da vigararia, que intervém na pregação todos os dias da novena, e o nosso Bispo e o Vigário Pastoral da diocese cuidam da pregação no dia da Festa.

Mas o resultado é todo devido a este amor incrível, espelhado nas Chagas gloriosas do Senhor crucificado, ressuscitado e PRESENTE na nossa experiência de vida!

Silvina Palmeirim, Paróquia de Sesimbra

14 de Maio de 2019