Jornada dos Adolescentes: “Descobre o teu trilho”

20190528-Jornada-Adolescentes

Realiza-se no próximo sábado, dia 01 de junho, na vigararia da Caparica, a Jornada de Adolescentes, organizada pelo Secretariado de Catequese da Diocese de Setúbal, subordinada ao tema “Descobre o teu trilho”.

“Este ano queremos refletir com os adolescentes a questão da vocação que está presente no documento final do sínodo dos bispos sobre a juventude e a adolescência”, revela ao Educris o padre Rui Gouveia, responsável do setor na diocese.

Com início às 9h00 na Igreja Paroquial de Vale Figueira as atividades vão desenvolver-se na quinta do Bom Retiro, no parque multiusos da Sobreda, durante todo o dia.

Os adolescentes vão encontrar “uma série de atividades e jogos sobre a questão da vocação”, sob a forma de itinerário” preparado em parceria com as “paróquias da vigararia que acolhe o evento”.

“Todos os anos procuramos ir percorrendo os vários lugares e vigararia da diocese. Este ano chegamos à vigararia da Caparica, que acolhe o encontro”, revela o responsável.

“Descobrir o plano de Deus e entrar nesse caminho”

A partir do imaginário de uma agência de viagens, propõe-se aos adolescentes comprarem um bilhete e embarcarem numa grande viagem, através do mundo, numa equipa com cerca de 10 elementos cada, providos de uma mala de viagens comum.

O trilho a percorrer, levá-los-á a visitar oito países dos cinco continentes, que correspondem a atividades distintas. Cada uma destas desenvolve temas importantes para a descoberta e aceitação da vocação que Jesus planeou no seu coração para cada um. Daí que, em cada país, a equipa terá de carimbar o seu passaporte e recolher um item para carregar na sua mala de viagem, até chegar à meta, que é o da descoberta da vocação.

O trilho da viagem é sempre feito na comunhão com Jesus e com a comunidade, numa atitude de autoconhecimento, de escuta da Palavra de Deus, com a disposição interior de descobrir (discernir) o plano de Deus e entrar nesse caminho que é único para cada um e intransmissível.

O programa do dia é o seguinte:

• 9h00 – Acolhimento/check-in (Igreja de Vale Figueira)
  • 9h30 – Oração da manhã (Igreja de Vale Figueira)
  • 10h00 – Formação de equipas
  • 10h15 – Início dos jogos (Parque Multiusos da Sobreda)
  • 13h15 – Almoço (Parque) – Continuação de atividades
  • 16h00 – Eucaristia (Igreja de Vale Figueira)
  • 17h30/18h00 – Regresso a casa

AS com Educris