LOC/MTC: Congresso Nacional foi dedicado ao tema da dignificação do trabalho na era digital

20190613-LOC-MCT-Encontro-Nacional-02

No passado dia 08 e 09 de junho, a Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos da Diocese de Setúbal participou, em Fátima, no Congresso Nacional. Participaram dez militantes dos grupos de base de Setúbal, acompanhados pelo Padre Horácio Noronha, que presidiu à Eucaristia.

Publicamos, em seguida, as Conclusões do XVII Congresso Nacional da LOC/MTC.

Maria Emília Castanheira, responsável LOC/MTC Setúbal

Sobre o lema “Dignificar o Trabalho na Era Digital”, realizou-se em Fátima, nos dias 8 e 9 de Junho de 2019 o XVII Congresso Nacional da Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos, que contou com a presença de cerca de 180 participantes, entre militantes e convidados de diversas organizações eclesiais e civis, nacionais e internacionais.

Estiveram presentes delegações da HOAC de Espanha; ACO da Catalunha; KAB da Alemanha; Ação Católica de Cabo Verde; Movimento de Trabalhadores Cristãos da Europa e do Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos; JOC, MAAC, Caritas, Pastoral Operária, Base/FUT, UGT e CGTP-IN.

Presidiu à Sessão de Abertura D. José Traquina, Bispo de Santarém e membro do Secretariado Nacional do Apostolado dos Leigos e Família, que contou também com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Dr. Luís Albuquerque. D. José Traquina sublinhou a importância da LOC/MTC e desafiou-nos a manter a coragem e a fidelidade ao Evangelho e, citando as palavras do Papa Francisco, lembrou que “o trabalho é uma necessidade, faz parte do sentido da vida nesta terra, é caminho de maturação, desenvolvimento humano e realização pessoal” e que o “verdadeiro objetivo deveria ser sempre consentir uma vida digna através do trabalho” (Laudato Si, 128) e que salientou que muitos trabalhadores têm um salário que não chega para terem uma vida condigna.

Da imagem que as Equipas de Base e Diocesanas fizeram da vida dos trabalhadores, recordamos que o que define o trabalho não é a máquina, mas a pessoa trabalhadora. Destaca-se também a dificuldade que muitas famílias encontram em conciliar o trabalho com a família. Por outro lado, apesar do risco de pobreza estar a diminuir entre nós, pela redução do desemprego, a pobreza persiste mesmo entre trabalhadores empregados: muitas empresas estão a fazer do salário mínimo o salário habitual e assim muitos trabalhadores não têm um salário que permita ao seu agregado familiar viver dignamente, assegurando a educação dos filhos, o acesso à educação dos filhos, o acesso à cultura e à formação, a alimentação e à habitação.

Para nos ajudar a descobrir sinais de esperança e a aprofundar as razões para o nosso compromisso cívico e cristão, especialmente neste mundo do trabalho, tivemos connosco o Dr. Carlos Costa Gomes, professor da Universidade Católica do Porto que acentuou que os avanços tecnológicos continuam a crescer. O importante, no entanto, é que as pessoas continuem a ser pessoas. Destacou ainda que tal como Jesus Cristo afirmou em relação ao sábado, também “a tecnologia foi feita para o homem e não o homem para a tecnologia”. Lembrou ainda que somos chamados a viver de acordo com os nossos valores e as nossas crenças e não de acordo com algoritmos. A tecnologia segue a lógica e não a felicidade e a realização pessoal e por isso se queremos um mundo mais humano não podemos deixar as decisões nas mãos dos outros. Desafiou-nos a não decidirmos sozinhos, mas a tomarmos decisões.

Os trabalhos do Congresso decorreram em ambiente de grande alegria, seguindo o programa estabelecido, destacando-se: a aprovação das Linhas de Orientação para o Movimento, nos próximos três anos e a Eleição dos Coordenadores Nacionais para o próximo triénio.

Com a dificuldade que significa assumir todo o trabalho de Coordenação do Movimento, foi possível encontrar duas pessoas que se disponibilizaram para essa tarefa, o Américo Monteiro, de Braga, e a Alice Marques, de Aveiro, que os delegados elegeram por maioria e aclamação para Coordenadores Nacionais para os próximos três anos. Alegramo-nos com a sua disponibilidade e com o seu sentido de missão, bem como com a compreensão e apoio das suas famílias.

Somos desafiados a vencer o medo e a olhar o futuro com esperança. O Congresso em documento que foi resultado de todo um ano de reflexão e que agora se torna o nosso compromisso de agir, aprovou as “Linhas de Orientação”, que pretendem estimular a vida e a fomentar a ação da LOC/MTC para os próximos três anos, a partir do lema “Dignificar o Trabalho na Era Digital”

Foram ainda aprovados neste Congresso duas Moções, uma pela Paz e Justiça para todos os Povos e outra a assinalar os 100 anos da OIT – Organização Internacional do Trabalho – Cem anos de solidariedade 1919 – 2019, que reforçam o nosso compromisso militante.

Agradecemos a Deus pela ação do Espírito Santo que habita em nós. Sabemos que a missão está para além das nossas forças, mas acreditamos que Ele, que nos escolheu e chama, também nos capacita para a missão. Animados e fortalecidos pelo Evangelho, renovamos neste Congresso o compromisso de sermos cooperadores de Deus na construção do seu Reino, pela dignificação do Trabalho na Era Digital.

Fátima, 9 de Junho de 2019

Equipa Executiva do Congresso