comprehensive-camels

Nomeações de D. José Ornelas para a vida Pastoral da Diocese – Julho 2019

20171001-D-Jose-Ornelas

José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal, a fim de prover às necessidades pastorais das paróquias e dos serviços diocesanos, após o diálogo com os interessados, nomeia os presbíteros em seguida mencionados para as funções que lhes são confiadas:

Pe. Armando Augusto Azevedo:

  • Pároco da paróquia do Seixal, em substituição do Pe. Tiago André Pacheco da Silva Ribeiro e Pinto.

Pe. Carlos Fernando Russo Santos:

  • Pároco da paróquia da Quinta do Conde, em substituição do Pe. José Manuel de Morais Salgueiro Teixeira de Abreu.

Pe. Carlos Filipe Ramos da Silva:

  • Reitor do Santuário de Cristo Rei – Almada, em substituição do Pe. Sezinando Luís Felicidade Alberto, que desempenhará o seu serviço sacerdotal na Arquidiocese de Évora, segundo um acordo de colaboração entre as duas Dioceses.
  • O Pe. Carlos Filipe Silva continua também nas suas atuais funções de Vice-Reitor do Seminário de São Paulo, em Almada.

Pe. Daniel Jorge Sachipangue:

  • Pároco das paróquias de Canha, Pegões Velhos (Santo Isidro) e Pegões Cruzamento (Nossa Senhora de Fátima), em substituição do Administrador Paroquial, Pe. Geraldo Kalemesa.

Pe. Fernando Miguel Mendonça Alves:

  • Pároco “in solidum” (Moderador) da paróquia de Vale de Milhaços, juntamente com o Pe. Clemilson Bernardes da Silva, em substituição do Pe. David Tiago da Conceição Caldas.
  • Continua igualmente ao serviço da paróquia de Corroios, agora na função de Moderador “in solidum”, com o Pe. Clemilson Bernardes da Silva.

Pe. Clemilson Bernardes da Silva:

  • Pároco “in solidum” das paróquias de Vale de Milhaços e Corroios, juntamente com o Pe. Fernando Miguel Mendonça Alves (Moderador).

Pe. José Manuel de Morais Salgueiro Teixeira de Abreu:

  • Pároco das paróquias de São Lourenço e São Simão – Azeitão, em substituição do Pe. Luís Miguel Matos Ferreira.

Pe. Luís Miguel Matos Ferreira:

  • Pároco “in solidum” (Moderador) da paróquia de São Paulo – Setúbal, juntamente com o Pe. David Tiago da Conceição Caldas, em substituição do Pe. José Gomes Lopes Gusmão que, na condição de Pároco Emérito, prestará colaborações pastorais várias.
  • O Pe. Luís Matos Ferreira continuará as funções atuais de Vigário Episcopal para a Pastoral.

Pe. David Tiago da Conceição Caldas:

  • Pároco “in solidum” da paróquia de São Paulo – Setúbal, juntamente com o Pe. Luís Miguel Matos Ferreira (Moderador), em substituição do Pe. José Gomes Lopes Gusmão.
  • Ecónomo Diocesano, em substituição do Pe. José Manuel de Morais Salgueiro Teixeira de Abreu.

Pe. Luís Filipe Oliveira Marques:

  • Administrador Paroquial da paróquia de Vale de Figueira, ao abrigo de um acordo de colaboração com a Diocese de Beja, em substituição do Pe. David Tiago da Conceição Caldas.

Pe. Tiago André Pacheco da Silva Ribeiro e Pinto:

  • Pároco da paróquia de Miratejo, em substituição do Pe. Daniel Filipe Moreira Miguel, que vai continuar os estudos em Direito Canónico.

Comunidade de religiosos Dehonianos (nomes a designar):

  • Párocos “in solidum” da paróquia de Santo André – Barreiro, em substituição do padre Armando Augusto Azevedo.
  • Párocos “in solidum” da paróquia de Alhos Vedros, em substituição do Pe. Carlos Fernando Póvoa Alves, que passa à situação de Pároco Emérito.

Comunidade de sacerdotes Salesianos (nomes a designar):

  • Párocos da paróquia de São José – Setúbal, em substituição do Pe. Carlos Fernando Russo Santos.

A todos estes sacerdotes desejo exprimir uma grande estima e gratidão pela disponibilidade, livre e generosa, com que colaboraram na busca de soluções para o serviço da nossa Igreja. Que o Bom Pastor ilumine e guie o vosso serviço pastoral, para serdes testemunhas e expressão do Seu amor e serviço para com o Seu rebanho.

Ao Pe. Carlos Fernando Póvoa Alves e ao Pe. José Gomes Lopes Gusmão, que passam à situação de eméritos, desejo exprimir, em nome das comunidades e da Diocese, a mais sentida e fraterna gratidão pela forma dedicada como serviram a Deus e ao seu povo, na nossa Igreja de Setúbal. Que a semente que lançastes nesta terra, entre o Tejo e o Sado, continue a desenvolver-se para dar fruto e que Deus abençoe o vosso propósito de continuar a exercer o vosso ministério, na medida das possibilidades, onde quer que vos encontreis.

Uma palavra muito grata de Boas Vindas e de acolhimento fraterno aos padres oriundos de outras Dioceses, que vão partilhar a nossa missão durante o próximo ano, do mesmo modo que, também nós colaboramos com outras igrejas no serviço ao povo de Deus. Que esta partilha do serviço e da missão nos faça crescer para a construção de uma Igreja sempre mais sinodal e aberta a todas as periferias.

É com especial gratidão que acolhemos este ano duas congregações que vêm colaborar na missão: os Salesianos e os Dehonianos. Bem hajam pelo vosso generoso espírito de missão. Que esta colaboração dê bons frutos nas comunidades que servireis e na comunhão da Igreja Diocesana.

Às comunidades envolvidas no processo de mudanças, peço que participem dos mesmos sentimentos de gratidão para com os sacerdotes que estiveram ao seu serviço até este momento, e que acolham com fé e carinho os que chegam para continuar esta missão.

Outras nomeações complementares de vigários paroquiais, assistentes de movimentos e serviços diocesanos serão oportunamente dadas a conhecer, para a melhor utilização dos recursos de que dispomos ao serviço da missão que nos está confiada.

Que o Bom Pastor guie com a luz e a força do seu Espírito cada um dos que se trabalham na sua vinha, e consolide a comunhão entre todos, com as comunidades que servem, para que possamos dar testemunho da fé que nos une e anima, levando o Evangelho àqueles que nos cercam, especialmente aos jovens, aos quais continuamos a dedicar especial atenção neste tempo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude – Lisboa 2022.

Setúbal, 16 de julho de 2019, no 44º aniversário da criação da Diocese.

+ José Ornelas Carvalho

 Bispo de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
16 de Julho de 2019