Setúbal participou no 46º Encontro Nacional dos Convívios Fraternos

20190917-CF-EncNac-01

No passado fim de semana, dias 7 e 8 de setembro, decorreu em Fátima o 46° Encontro Nacional dos Convívios Fraternos, com o tema “Dá-te em missão”.

A caminho da Casa da Mãe, os convivas de Setúbal reuniram-se em Santarém para celebrar a Eucaristia e conhecer o Santuário do Milagre Eucarístico e a sua história. Os convivas gostaram de visitar o local, não só pelo interesse histórico mas também pela oportunidade de rezar num espaço único, com uma presença tão especial de Jesus Cristo.

Em Fátima, começámos o Encontro com a Oração Penitencial. Saudámos Nossa Senhora e participámos na Celebração da Palavra. Terminando o dia, rezámos o Terço no colo da Mãe – na Capelinha das Aparições, e demos corpo à Procissão de Velas – iluminando as nossas “noites”.

O famoso sarau decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, onde a alegria de seguirmos Cristo foi visível nas apresentações das várias dioceses e audível pela junção de vozes que se formavam numa só, para entoar o hino deste ano “Dá-te em Missão”. A Diocese de Setúbal presenteou os restantes convivas com uma pantomina dedicada às Obras de Misericórdia.

No dia 8, tivemos a graça de viver o dia da Natividade da Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe, no seu Santuário. Iniciámos o dia com a meditação dos Mistérios Gloriosos do Rosário e participámos de seguida na Celebração da Eucaristia, onde o recinto do Santuário foi invadido por uma mancha de cor conviva.

Para a Rafaela Francisco, do CF 1352, esta foi a sua primeira participação num encontro nacional: “foram dois dias incríveis. Conheci melhor os convivas de Setúbal e foi ótimo conhecer as outras dioceses. Foi maravilhoso ver tantos jovens, tal como eu, a demonstrarem através da música e dos seus testemunhos o seu amor a Deus.”

“É de louvar e agradecer a experiência de podermos ter estado aos pés da Mãe com a nossa alegria e juventude. Ela que nos leva para o seu Filho que é nossa Fonte de Vida. Dois dias de emoção, novas experiências e, como não podia deixar de ser, convívio entre convivas”, refere o conviva Pedro Baeta Marques.

“Um período de tempo tão curto que nos proporcionou tanto: tanto para viver, como para O adorar, para O levar a toda a gente. Que continuemos a mostrar a nossa herança, sempre a caminhar no caminho certo: o de Deus”, acrescenta o jovem que realizou o CF 1378.

O Encontro Nacional terminou em grande festa, com os convivas a demonstrar que querem continuar a dar corpo às obras de Deus e que estão motivados para mais um ano de movimento.

Secretariado dos Convívios Fraternos da Diocese de Setúbal

17 de Setembro de 2019