Cursilhos de Cristandade: “A descoberta e o aprofundamento do dom de ser dirigente”

20191001-MCC-Recolecao-01

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Setúbal deu início às suas atividades para o ano pastoral de 2019-2020, no passado domingo, dia 29 de setembro, em recoleção realizada no Seminário Beato Scalabrini, na Amora.

Este ato coletivo do Movimento dos Cursilhos de Cristandade de Setúbal, participado por muitos dos seus dirigentes da Escola de Formação, oriundos das nossas várias vigararias e paróquias, foi orientado pelo Secretariado Diocesano.

A Presidente do Secretariado, Mariana Dias, deu início aos trabalhos da manhã, dando as boas vindas a todos, em especial aos novos irmãos e irmãs da Escola de Dirigentes, manifestando, em nome de todos, a alegria e entusiasmo no acolhimento dos que deram o seu “sim” a este desafio do Senhor.

Após as orações e preces da manhã, seguiu-se a apresentação do rollo (testemunho) “Cristo conta contigo”.

Neste tema foi feito o apelo a todos os Cursilhistas para a descoberta e para o aprofundamento do dom de ser dirigente, neste processo pedagógico e de formação para o caminho de santidade, levando Cristo e o Evangelho aos outros. A este propósito, fez-se eco das palavras e dos ensinamentos de S. Paulo, Patrono do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, quando ele nos diz «Ai de mim se não evangelizar

Foi-nos recordado que este chamamento a sermos discípulos missionários, fermentando os nossos ambientes, é pedido de Deus dirigido a cada um de nós, tendo presente as palavras de Maria, modelo de seguimento à vontade do Pai: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

Nas reflexões ao rollo, feitas em grupos e das respetivas partilhas, foi possível perceber o impacto que o tema teve nos dirigentes presentes neste dia de recoleção e da relevância no cumprimento da missão que nos foi confiada.

A seguir a um almoço fraterno e partilhado, onde a boa disposição imperou, a Rosete Santana, membro do Secretariado Diocesano, apresentou à Escola as atividades programadas para este ano pastoral.

A Recoleção do MCC Setúbal terminou com a celebração Eucarística presidida pelo nosso Diretor Espiritual, Padre Miguel Alves, tendo encerrado ao som do “De Colores”.

Isabel Camacho, Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Setúbal

02 de Outubro de 2019