comprehensive-camels

CNE: Reunir, Partilhar e Construir… O desafio dos Chefes de Agrupamento

20191112-CNE-ENCA-01

Encontro Nacional de Chefes de Agrupamento (ENCA) reuniu mais de 500 participantes em Vagos

Nos dias 9 e 10 de novembro, nas salas de aula do Colégio Nossa Senhora da Apresentação, em Vagos não se sentaram adolescentes, mas adultos do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Durantes dois dias, Chefes de Agrupamento e Adjuntos foram desafiados a uma ação de formação especial. 20 workshops convidaram a aprofundar conhecimentos sobre temas como SIIE, comunicar nas redes sociais, dinâmicas da Fé, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre outros.

Os participantes contactaram também com a mais recente aplicação do CNE – “Compromisso 2030”, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a nova plataforma da Secretaria Nacional dos Adultos, a Cordilheira da Formação.

A proximidade das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que visitam Lisboa em 2022 levaram ao ENCA o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente e D. Américo Aguiar. O bispo auxiliar de Lisboa e responsável operacional das JMJ 2022 recordou que “o papel dos escuteiros vai muito além de fazer cordões em procissões ou ajudar em peditórios”, D. Américo quer os escuteiros na primeira linha das JMJ, “em primeiro lugar porque são jovens e também pela larga experiência que têm em operações logísticas e de acolhimento”.

Rui Marques, Presidente do Instituto Padre António Vieira também esteve no ENCA para falar de liderança e sublinhar o “caráter transitório e líquido dos tempos em que vivemos” por isso, desafiou os dirigentes a serem “líderes da esperança, da construção de pontes e do serviço”. Para o anterior Coordenador da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, estes atributos são essenciais numa sociedade “dominada pelo medo e promotora de individualismo”.

Craig Turpie, Presidente do Comité Mundial do Escutismo encerrou os trabalhos com uma palavra de agradecimento ao CNE. “É um grande privilégio poder visitar o CNE hoje, aprender mais sobre o progresso que estão a fazer pelo desenvolvimento e crescimento do Escutismo em Portugal. Agradeço o compromisso assumido por todos para fazerem avançar o Movimento nos próximos anos.”

A Região de Setúbal esteve presente com os Agrupamentos da Charneca, Cova da Piedade, Sobreda, Corroios, Montijo, Quinta do Conde, Seixal, Pinhal Novo, São José – Setúbal e Pinhal de Frades. E a responsável regional Ana Margarida Chagas participou no encontro de chefes regionais que decorreu a par dos trabalhos do ENCA.

Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
12 de Novembro de 2019