Unidade dos Cristãos: “Hospitalidade” é o tema central da Semana de Oração

imagemsemanadeoraçãounidadedoscristãos

Iniciativa anual que acolhe milhões de pessoas de várias Igrejas, entre 18 e 25 de janeiro, será marcada em Setúbal com uma celebração ecuménica.

A passagem bíblica escolhida para 2020 foi tirada do livro dos Atos dos Apóstolos (27,18-28,10), narrando o naufrágio de São Paulo a caminho de Roma, com o tema “Acolheram-nos com extraordinária amabilidade fora do comum” (cf At 28,2).

Os cristãos reúnem-se para rezar pela unidade, pela reconciliação e pela paz no mundo. As divisões causam uma profunda dor e são contrárias à vontade de Deus e, por isso, nos encontramos para rezar, pois acreditamos no poder da oração.

Os recursos que serão usados na celebração deste ano foram preparados por Igrejas Cristãs em Malta e Gozo, porque o tema centra-se na hospitalidade. Hospitalidade está mostrada pelos habitantes da ilha em relação aos que sofreram o naufrágio no início do cristianismo em Malta. Malta, terra bíblica, que mostra um espaço de encontro de civilizações, culturas e religiões.

Na cidade de Setúbal ocorrerá este ano mais vez uma celebração ecuménica, agendada para sábado, dia 18 de janeiro, às 15 horas, na igreja Presbiteriana. Rua Alferes Pinto Vidigal, 15 em Setúbal (localização).

O “oitavário pela unidade da Igreja”, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.

O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.

Padre Luís Ferreira, Vigário Episcopal para a Pastoral e Agência Ecclesia

Ecumenismo: Semana de Oração vai evocar mortes no Mediterrâneo