Barreiro/Moita: D. José termina visitas pastorais à Vigararia com repto à construção de uma Igreja com “gente inquieta e irreverente”

20200119-Visitas-Pastorais-Encerramento-Vicarial-Barreiro-Moita (2)-Banner

No passado domingo, dia 19 de janeiro, celebrou-se a conclusão das visitas pastorais do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, às oito paróquias da vigararia do Barreiro/Moita. Esta foi a quarta edição dos encontros Partilha-te +, com o tema “Uma gota no oceano”.

Durante a manhã, a paróquia de Santa Maria abriu as portas para acolher o primeiro Conselho Vicarial da Juventude, que se realizou na presença do Bispo diocesano e do Vigário Forâneo de Barreiro/Moita, Padre Rodrigo Mendes, com a participação dos jovens representantes de cada paróquia da vigararia, nomeados nos demais Conselhos Paroquiais da Juventude que decorreram ao longo das visitas pastorais.

Este Conselho foi uma oportunidade para os jovens se conhecerem e partilharem dificuldades sentidas, experiências vividas, o que sonham para a Igreja e, em particular, o que gostariam de construir em conjunto na sua vigararia.

Os jovens veem as suas comunidades envelhecidas e gostariam de acolher mais jovens, sem descuidar o acompanhamento e o aprofundamento da fé daqueles “que já cá estão”. Consideram fundamental estruturas que criem união e comunhão entre os jovens a nível vicarial, de forma a promover um maior envolvimento, empenho e dinamismo juvenil com sentido de compromisso e responsabilidade.

Sentindo a necessidade de continuar a reflexão iniciada, os jovens agendaram a data do próximo Conselho Vicarial da Juventude para o dia 15 de fevereiro.

A inquietação de buscar novos caminhos

De seguida, teve lugar a celebração da Eucaristia, não só marcada pela presença juvenil, como também dos imigrantes da comunidade de Santa Maria. Na homilia, o Prelado salientou a diversidade como uma das grandes riquezas da Igreja e referiu o importante papel dos jovens na construção de novos caminhos para ir ao encontro de outros.  “A Igreja precisa de gente inquieta e irreverente para avançar”, afirmou.

Desafiou os jovens a não terem medo de arriscar a mudança, acolhendo, escutando e dando um contributo por um mundo mais justo, mais fraterno, mais humano e em paz: “Não basta que sejas profeta na tua terra, sai por aí fora, o mundo tem necessidade de ti. O mundo precisa de mudar e precisa de ti para isso!”

O Bispo diocesano disse, ainda, à comunidade ali presente: “Este tempo dedicado aos jovens que desde outubro tivemos nesta vigararia, foi muito importante. Os jovens estão em peregrinação para uma humanidade nova e é um desafio deixarmo-nos interpelar por esta inquietação de buscar novos caminhos”.

No final da Eucaristia, foram apresentados a toda a comunidade, os jovens que compõem o Conselho Vicarial da Juventude.

Musical “Uma gota no Oceano” encerrou a tarde

A celebração do encerramento das visitas pastorais a esta vigararia culminou, na Casa da Cultura da Baía do Tejo, com a apresentação do musical que deu nome a esta quarta edição dos encontros Partilha-te +: “Uma gota no Oceano”. Este espetáculo, levado a palco pela companhia de teatro Art&Sal do Centro Juvenil dos Salesianos do Funchal, narrou a história da vida da Santa Teresa de Calcutá, e atraiu cerca de 800 pessoas de todas as idades, oriundas dos vários cantos da Diocese e além-fronteiras.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal e AS

22 de Janeiro de 2020