comprehensive-camels

Saúde: Dia Mundial do Doente no Hospital Garcia de Orta com a presença de D. José Ornelas

20200219-dia-mundial-doente-garcia-de-orta (1)

O Bispo de Setúbal celebrou Eucaristia na capela do centro hospitalar com a participação de doentes, voluntários e profissionais de saúde.

O Dia Mundial do Doente foi assinalado no dia 11 de fevereiro, mas foi na semana seguinte que D. José Ornelas teve a possibilidade de estar junto dos doentes hospitalizados no Hospital Garcia de Orta (HGO).

O momento contou com a participação de alguns profissionais de saúde e voluntários da Pastoral da Saúde e dos Cursilhos de Cristandade da Cova da Piedade, que habitualmente estão presentes à quarta-feira para animar musicalmente as celebrações eucarísticas.

A Eucaristia presidida por D. José Ornelas contou com a participação do Diácono José Reis e do capelão hospitalar, padre José Pires Nunes. Na Homilia, o Bispo diocesano exortou todos, em especial os doentes e os profissionais do HGO, à confiança e à esperança, reconhecendo o trabalho dedicado de tantos em condições, às vezes, de grande carência. Depois de concluir a celebração, D. José Ornelas teve uma palavra para cada um dos doentes presentes saudando pessoalmente cada um.

 

Este ano, a celebração do Dia Mundial do Doente, a 11 de fevereiro, teve um programa alargado, envolvendo não só a Capelania, mas também a Comissão de Humanização do HGO. O dia foi animado pela presença de uma dupla de Doutores Palhaços da Operação Nariz Vermelho, que percorreu vários serviços clínicos, e pela atuação do Coro da Universidade Sénior do Seixal para os doentes no átrio do 2º Piso do hospital.

A Capelania, com a ajuda dos voluntários do HGO, promoveu a distribuição pelos doentes de uma pagela com um parágrafo da Mensagem do Papa Francisco a eles dirigido.

Padre José Pires Nunes, Capelão do HGO, e JM

Partilhe nas redes sociais!
26 de Fevereiro de 2020