comprehensive-camels

Igreja em Rede: Sábado da IV Semana da Quaresma – “Poderá o Messias vir da Galileia” (Jo 7, 40-53)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Sábado da IV Semana da Quaresma

Comentário do padre Geraldo Finatto, SC, Pároco ‘in solidum’ (Moderador) da Amora

Jesus ensina e a multidão ouve suas palavras. Algumas pessoas exclamam: “Nunca um homem falou assim!” Estes dão-lhe o título de Cristo ou de profeta. Outros, pelo contrário, o consideram prejudicial e querem condená-Lo.

Vinte séculos depois, podemos perguntar-nos: como é possível aqueles que viram Jesus com os seus próprios olhos, ouviram de seus próprios ouvidos, puderam tocá-Lo com suas mãos, e não o conheceram e não acreditaram n’Ele?

E que dizer dos sumos sacerdotes e os fariseus que além de ver e ouvir Jesus, conheceram a revelação do Senhor ao seu povo através da história de Israel, da lei e dos profetas? O que eles querem é prender Jesus e fazê-lo desaparecer. A decisão está tomada. Se eles ouvem Jesus, é apenas para encontrar em suas palavras uma razão para suprimi-lo. Eles usam a lei para argumentar o que eles pensam que sabem sobre ele. Os seus preconceitos impedem-nos de conhecer Jesus e tornam-nos cegos e incapazes de reconhecer o que ele está a fazer. Dizem: “Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele?

E eu como conheço Jesus? O que sei sobre Ele? E o conhecimento que tenho dele muda alguma coisa para mim? Em outras palavras: existe uma diferença na minha vida entre conhecer Jesus ou não conhecê-Lo?

Para chegar a Deus é necessário a fé. Nicodemos levanta a voz, defendendo Jesus. O que ele sabe sobre Jesus? Ele tinha o encontrado à noite. Há muitas coisas que ele não entendeu, mas ele acreditava que este homem que ele viu, veio de Deus e ele se tornou um discípulo d’Ele.

Alguns afirmam: “Se Deus me aparecesse hoje, eu acreditaria nele!”.

Que mistério para nós, Deus não se impõe. Ele deixa-nos livres. A chave para chegar até ele é ser pequeno e pobre de coração. Ou seja, ter uma mente e coração abertos, confiar n’Ele, ter fé n’Ele. Só a fé faz-nos reconhecer Jesus e, conhecê-Lo na verdade.

A fé é um ato de confiança. É ouvir e seguir a Palavra do Senhor, mesmo quando não compreendo tudo. A fé é um presente que sou livre de aceitar.

Este dom da fé, dado pelo Espírito Santo, é conhecer Jesus. Não só aproximar-me dele por ser uma pessoa famosa, mas para entrar na intimidade com Deus! A fé depende de mim, porque a fé é, antes de tudo, uma adesão pessoal do homem a Deus.

Que mistério de amor. Um amor paciente, de Deus para comigo!

Neste tempo em que a pandemia (coronavírus) está no centro de todas as nossas conversas, em todos os meios de comunicação, aproximemo-nos de Jesus com fé e esperança confiando na sua misericórdia e no imenso amor que tem para com todos nós, seus filhos.

Padre Geraldo Finatto

Partilhe nas redes sociais!
28 de Março de 2020