“Boa noite, Jesus!”: Um projeto de três paróquias dedicado às crianças

20200402-boa-noite-jesus

As Paróquias de Sobreda, Vale de Figueira e Vila Nova de Caparica, iniciaram o projeto “Boa noite, Jesus!”, dedicado às crianças num tempo de quarentena, devido à pandemia de Covid-19, em que se reinventa a ação pastoral e a forma de chegar aos fiéis, em busca de sopros de esperança.

Iniciado no passado dia 30 de março, o projeto estará “no ar”, de segunda a sexta-feira, até à Páscoa, nas páginas de Facebook das três Paróquias. O Padre Luís Marques, administrador paroquial de Vale de Figueira explica-nos como surgiu esta ideia que, no ambiente digital, já ultrapassou as fronteiras das comunidades paroquiais.

“Esta ideia, que se tornou um projeto, e depois, uma realidade, resulta da preocupação comum de chegarmos aos meninos da catequese, alargando a todos os meninos das nossas comunidades, ou não, porque, de facto, chegamos a muitas crianças, algumas nem são das nossas comunidades. Ficamos felizes por isso.”

Trabalho com amor criativo

O “Boa noite, Jesus!” é composto por três momentos, explica o Padre Luís: “uma história sobre Jesus – e quem não gosta de ouvir contar uma boa história? –; um momento de oração, que inclui uma oração espontânea, um Pai-Nosso e a oração ao Anjo da Guarda; e finalmente, um desafio”. Está assente numa estrutura pedagógica que procura ajudar as crianças a perceber que “Jesus gosta muito delas e não as esquece. Mesmo agora que não podem ir fisicamente à catequese e encontrar-se com Ele, a verdade é que Ele vem ao seu encontro”.

A concretização deste projeto, de acordo com o Padre Luís Marques, só é possível graças a uma pequena equipa: “Destacamos de modo particular, o seu rosto visível, a Ana Lúcia Agostinho e o Pedro Correia, sendo que a este devemos a letra e a música. Sem dúvida que fazem uma excelente equipa, bastante criativa, porque o amor, afinal, é criativo, criador. Estamos muito agradecidos a toda a equipa que trabalha imenso e cada um dá o seu contributo”.

Para o período após a Páscoa, e porque “o processo de elaboração deste momento exige muito tempo e trabalho para uma equipa tão diminuta como esta”, a regularidade da emissão do programa está a ser revista e poderá contar, eventualmente, com alguma ajuda à distância, a partir de casa.

Envolver as famílias e sonhar outros projetos

Chegando às crianças, este projeto é interpelador também para as famílias, que já estão a ser envolvidas de uma forma ativa: “O desafio que se lança no final de cada episódio do ‘Boa noite, Jesus!’ é um modo de o fazer, mas quando as famílias assistem com os filhos a este momento já as estamos a envolver”, indica.

“No que a outros agentes de pastoral diz respeito, o seu envolvimento neste projeto, com exceção dos catequistas, é diminuto, dadas as limitações a que estamos sujeitos neste estado de emergência – refere o Padre Luís – mas isso não significa que mesmo à distância não possam ser requisitados para fazerem render os seus talentos. Estamos a pensar nisso”.

Recorda, no entanto, que “tudo isto resultou de um apelo da realidade, de uma resposta à realidade e as coisas vão sendo idealizadas, pensadas, refletidas e realizadas no tempo, ou seja, quando iniciámos a transmissão da Missa e do Terço não imaginávamos que esta situação se fosse prolongar tanto tempo, mas quando nos apercebemos, e de acordo com as regras que nos vão sendo apresentadas nestes tempos conturbados que vivemos, procurámos ser mais criativos”.

Atualmente, as Paróquias estão a considerar outro projeto de envolvimento pastoral, à distância, dedicado aos jovens e adultos, mas que ainda não tem previsão de emissão: “deverá ser um momento formativo, cujo formato, nome e conteúdo está em fase de elaboração”.

24 horas para o Senhor

Para além da celebração da Eucaristia e da recitação do Terço que, desde o início deste tempo de quarentena os párocos de Sobreda, Vale de Figueira e Vila Nova de Caparica têm transmitido, diariamente, através das redes sociais das Paróquias, teve lugar, de 25 para 26 de março, a iniciativa de 24h de Adoração ao Santíssimo Sacramento, online, onde todos os grupos das três paróquias foram ativamente envolvidos. A partir de suas casas, as pessoas foram dinamizando os diferentes tempos de oração.

Esta iniciativa coincidiu com o início da celebração que, em Fátima, consagrou Portugal e Espanha ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, tendo envolvido ainda várias outras conferências episcopais da Europa e do Mundo.

“Ninguém poderá ficar abandonado”: A proximidade espiritual

Existem outros meios através dos quais os párocos se fazem próximos, apesar das limitações físicas que têm: “Em primeiro lugar – destaca o sacerdote – rezando pelas pessoas, afinal, a oração aproxima-nos. Depois ligando para algumas delas, ainda que não tenhamos o número de todas, enviando mensagens escritas, e-mails, mensagens em vídeo que gravamos e colocamos online nas nossas páginas”.

Apesar deste esforço de proximidade pastoral e espiritual em tempo de distanciamento social, os párocos estão “conscientes” da existência de muitas pessoas que “ainda não têm acesso a estes meios”, e que isso é, também, uma inquietação.

“Existem muitos que costumávamos visitar presencialmente e agora não o podemos fazer, a não ser debaixo das regras de segurança e de saúde muito restritas que nos são pedidas e que cumprimos – assinala – Não obstante, confessamos que nos custa esta situação e que nos vemos limitados, mas sempre que nos chamem responderemos positivamente, observando, claro, todas as regras que nos são pedidas, uma vez que não pomos apenas em risco a nossa saúde, embora essa já esteja oferecida, mas a dos outros com quem temos de contactar. Por isso, temos de ser conscienciosos, sensatos e prudentes, mas ninguém poderá ficar abandonado”.

AS

02 de Abril de 2020