Semana Cáritas

fx1

A Semana Nacional da Cáritas que decorreu entre os dias 12 e 19 de março, com o tema «Família: Construtora da Paz» não teve o impacto que se esperava. Domingos de Sousa, presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, referiu que «o ponto negativo deste ano foi o peditório de rua».

Depois das várias notícias publicadas nos dias que antecederam a Semana Cáritas sobre alegadas irregularidades financeiras na Cáritas de Lisboa, e apesar de terem sido publicados diversos comunicados por parte desta organização, as reações das pessoas ao peditório nacional não foram positivas.

«As pessoas reagiram muito mal. Em todos os locais onde foi feito o peditório houve reações negativas, com ataques inclusive às caixas dos voluntários», referiu Domingos Sousa, presidente da Cáritas de Setúbal.

Num balanço da Semana Cáritas feito ao Notícias de Setúbal, aquele responsável diocesano referiu, ainda, que existiu uma diminuição no número de voluntários e uma quebra acentuada nos donativos recolhidos.

«Considerando cerca de vinte paróquias da diocese, contabilizadas até ao momento, as quebras são, no total, de 26%. Do que consegui apurar, em algumas paróquias a quebra chegou a ser de metade em relação ao ano passado», disse entristecido, agradecendo a todos aquele que “deram a cara” e se envolveram nesta campanha.

O olhar necessário sobre a ação sócio caritativa

Domingos Sousa lembrou que estes donativos são aplicados nos trabalhos desenvolvidos pela Cáritas Diocesana e que no próximo ano o saldo pode ser negativo. «Assegurar a prestação de serviços a crianças, idosos, pessoas sem-abrigo, seropositivos e doentes com SIDA, como é o caso, exige, no mínimo, por parte do cidadão comum e do poder, um olhar tão contemplativo, como educador e respeitador», disse.

No entanto, a Semana Cáritas não se caracterizou apenas pelo peditório público, mas também por outras iniciativas, tais como torneios desportivos, conferências, dádivas de sangue e a realização de uma Via Sacra na cidade sadina. «Houve uma grande adesão por parte das pessoas e correu tudo bem», referiu.

No encerramento da semana, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidiu à Eucaristia na Igreja Paroquial do Faralhão.

Bruno Máximo Leite

21 de Março de 2017