13 de maio: Unido ao Santuário de Fátima, D. José Ornelas celebrou Eucaristia no Santuário de Cristo Rei

20200516-Fatima-Cristo-Rei-02

No passado dia 13 de maio, com a Diocese de Setúbal unida ao Santuário de Fátima, nas celebrações da primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, o Bispo de Setúbal celebrou Eucaristia no Santuário de Cristo Rei, pelas 18h30.

Em tempo de confinamento devido à pandemia de Covid-19, e com o Santuário de Fátima sem peregrinos, D. José Ornelas celebrou Eucaristia no Santuário de Cristo Rei como forma de assinalar a ligação histórica e espiritual que aquele santuário diocesano tem com o Santuário de Fátima.

Na homilia, o Bispo diocesano destacou a importância e o valor do momento histórico que estamos a viver, focando o aspeto positivo deste tempo permitido por Deus, que leva a repensar a vida com otimismo e esperança.

“Estamos a viver um tempo de deserto, que não é um tempo fácil, mas não quer dizer um tempo sem Deus – disse D. José Ornelas – Fátima sem peregrinos, a Praça de São Pedro sem presença de fiéis, não significa um abandono de Deus, significa um tempo de facto, difícil, de travessia do deserto, mas sempre com esperança de uma terra prometida, que se torna possível através deste deserto”.

Neste tempo de deserto, destacou o Bispo diocesano, Maria é guia de caminho: “Maria é esta mulher cujas agendas foram completamente reestruturadas pela resposta ao chamamento de Deus. Desde logo, na ida para o Egipto, passando pela condição de peregrina e voltando, depois, para cuidar deste Menino que acompanha até à cruz – e que ganha novo sentido na Ressurreição – para depois partir, com a Igreja, no Pentecostes, acompanhando a sua expansão”.

O Prelado sublinhou que esta é a grande mensagem do período de contenção que estamos a viver: Atravessar, como Maria, com coragem, um deserto que não é fácil, mas que nos levará a uma terra nova e a um mundo melhor.

Nunca como hoje, a Palavra de Deus foi divulgada com tanto vigor e criatividade. As igrejas fecharam-se, mas o seu número foi ampliado com as “igrejas domésticas” que renasceram, referiu ainda.

O Padre Carlos Filipe, reitor do Santuário de Cristo Rei, o Padre José Carlos Eugénio, capelão, o Padre Sisto Sakato, concelebraram com D. José Ornelas, tendo participado, na celebração, a comunidade religiosa residente no Santuário e alguns colaboradores.

Santuário de Cristo Rei com AS

16 de Maio de 2020