Igreja em Rede: Terça-feira da VI Semana da Páscoa – “Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós” (Jo 16, 5-11)

Igreja em Rede - formato diocese

Liturgia de Terça-feira da VI Semana da Páscoa

Comentário à liturgia de hoje pelo Padre David Caldas, Pároco in solidum da Paróquia de S. Paulo, em Setúbal

A pregação da palavra, a fidelidade ao Evangelho, inquietam os corações. Se por um lado há os que aproveitam a inquietação para procurar novos caminhos de vida, procurando a conversão, por outro há aqueles que, agarrados ao seu comodismo, se revoltam contra o Evangelho e os seus pregadores, amotinando-se e procurando formas de calar a palavra para que a sua consciência não continue na inquietação, para que possam retomar a sua vida, tantas vezes, dissoluta.

Haverá sempre quem queira aprisionar a palavra e o seu anúncio mas aqueles que lhe são fiéis não se deixam amedrontar, não deixam de lhe ser fiéis, não deixam de procurar por todas as vias, a todo custo, anunciar Jesus Cristo. Têm plena confiança no seu Senhor que os libertará, que os fará ser fecundos, que lhes colocará na boca e no coração aquilo que é necessário dizer e fazer em cada instante.

Não tenhamos medo das prisões deste mundo. Deixemo-nos libertar por Cristo, coloquemo-nos nas Suas mãos. Quando a obra é de Deus, quando fazemos a Sua vontade nada, nem ninguém, nos poderá deter. Basta que não percamos a fé e a esperança, que permaneçamos em oração e louvor que o Senhor se fará presente para nos libertar. Nos mostrará o caminho que devemos seguir, abrirá os corações para que O acolham, para que acolham a Sua palavra salvadora.

Que pela palavra e pelo exemplo reconduzamos muitos irmãos ao caminho da salvação. Que suscitemos em cada vez mais Homens a pergunta “que devo fazer para ser salvo?”, que levemos cada vez mais irmãos a Cristo para que também eles encontrem o caminho da salvação.

Não nos deixemos entristecer. Lembremos que o Senhor cumpre sempre as Suas promessas. Ele não nos deixou órfãos. Ele enviará o Seu Espírito Santo para nos fazer compreender todas as coisas, para nos cumular dos dons necessários à vida da fé.

Tenhamos o coração aberto para O acolher e, com Ele, daremos continuidade à construção do reino sem nos deixar angustiar pela incredulidade e falta de acolhimento do mundo. Façamos a nossa parte que o Senhor não deixará de fazer a d’Ele.

Padre David Caldas

19 de Maio de 2020