Seixal: D. José Ornelas presidiu às celebrações das Festas de São Pedro

20200629-s-pedro-seixal (49)

As Festas de São Pedro, no Seixal, celebraram-se, este ano, de uma forma mais “recatada e contida”, por força do tempo de pandemia que estamos a viver. D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, presidiu à celebração no Largo da Igreja e, junto à água, abençoou o rio e as embarcações. Depois deste momento, a imagem de São Pedro seguiu em procissão automóvel pelas ruas da cidade.

“Celebramos, hoje, nesta terra, um povo, uma história, uma possibilidade de presente e de futuro. Embora confinados, com todas as precauções por causa da pandemia, acreditamos que venceremos com a responsabilidade e a colaboração de todos, para termos um mundo mais sustentável, mais justo, humano e fraterno. No caminho que se adivinha à nossa frente, temos que ter esta consciência solidária, para que ninguém fiquei para trás”, disse o Bispo de Setúbal junto às águas, antes da bênção.

Já na homilia da Eucaristia, o Prelado salientou que celebrar a solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo é “fundamental” para toda a Igreja: “Celebrar estes apóstolos é recorrer às raízes do nosso passado, ao longo da história, com a certeza que Deus nunca nos abandonou e vai-nos dar a força de transformar o mundo”.

“Somos cristãos, gente que repousa sobre o testemunho dos apóstolos que nos trazem a memória e a presença de Cristo entre nós. E é na Igreja que encontramos força para transformar este mundo, para sermos pessoas ativas na construção de um mundo mais fraterno, mais solidário, mais humano, mais em paz”, disse D. José Ornelas.

O Bispo diocesano, destacou, ainda, que a construção da Igreja é tarefa de todos e que a fé não é uma coisa do passado: “Os Apóstolos são doze, mas todos juntos é que constroem a Igreja. A fé não é uma coisa do passado. A fé é algo dinâmico que está constantemente a agir no mundo. Somos muitos, diversificados, mas juntos é que caminhamos e somos capazes de contruir um mundo novo”.

“Vivemos tempos que não são fáceis – apontou D. José Ornelas – mas Deus caminha connosco e em cada tempo da história abre-nos caminhos novos. À luz da missão, os apóstolos foram entendendo que Jesus os veio desafiar a uma nova realidade. Também hoje esta pandemia nos obriga a procurar novos caminhos. A forma de celebrar a festa não é a mesma, mas nós e os apóstolos somos os mesmos”.

Concelebraram com o Bispo diocesano, o pároco do Seixal, Padre Armando Azevedo, e o pároco da Arrentela, Padre Luiz Carlos. Na celebração estiveram também presentes as autoridades locais e representantes das mais diversas instituições do Seixal.

AS

04 de Julho de 2020