“10 Milhões de Estrelas”: Cáritas Diocesana de Setúbal promove celebração inter-religiosa

Momento de oração pela paz decorreu no passado dia 19 de dezembro em formato online reunindo cinco diferentes confissões religiosas.

No âmbito da campanha nacional “10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz”, a Cáritas Diocesana de Setúbal realiza habitualmente uma cerimónia pública inter-religiosa na Praça Teófilo Braga (Largo da Paz, junto à sede da instituição), na qual são acesas várias velas construídas com fósforos “simbolizando todas as velas vendidas e todos os apoios da sociedade civil para esta campanha”.

“Este ano, não podendo estar presencialmente juntos no real acender das estrelas com a Luz de Belém, estivemos juntos em convergência e de coração aberto numa celebração online transmitida em direto público para o Facebook da Cáritas Diocesana de Setúbal”, refere a instituição em comunicado.

“Esta cerimónia anual em que se envolvem várias religiões numa oração conjunta, tem sido ao longo dos anos um gesto pela Paz, pois as respostas à pobreza e à carência de condições de vida dignas são as primeiras promotoras da Paz que todos desejamos alcançar”, refere a Cáritas.

D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, participou em representação da Igreja Católica, bem como Natacha Jalali Santos (da Comunidade Bahá’i), Yasir Boobakar (da Comunidade Islâmica), Brissos Lino (da Igreja do Jubileu), a Diaconisa Dulce Cabete e a Pastora Rute Salvador (ambas da Igreja Evangélica Presbiterana de Setúbal).

O Engenheiro Domingos de Sousa, Presidente da Cáritas de Setúbal, foi o anfitrião do encontro, acompanhado por Helena de Mattos e Teresa Segura, também da direção da instituição, e por Madalena Cruz da organização da campanha nacional. A sessão foi moderada por Céu Campos, do Gabinete de Comunicação da Cáritas Diocesana.

“10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” é uma campanha anual organizada com o apoio da Conferencia Episcopal e que acompanha os tempos de Advento e Natal. Lançada a 15 de novembro, dia em que se celebra o Dia Mundial dos Pobres, e prolongando-se até ao Dia de Reis, esta iniciativa tem como objetivo apoiar as ações de dimensão social da rede nacional Cáritas.

22 de Dezembro de 2020