Moita/Ambiente: «Tejo Limpo + vida» é o tema do terceiro colóquio Stella Maris

Moita_Praia-Fluvial-do-Rosario_ambiente_lixo - Cópia

O Stella Maris da Paróquia da Moita está a organizar um colóquio dedicado ao tema ‘Tejo Limpo + vida’, que vai realizar no dia 1 de dezembro, pelas 15h30, no Salão paroquial de São José.

“Este evento tem como objetivo consciencializar as populações locais para a necessidade premente de mudança de comportamentos perante os resíduos que produzimos e o impacto que têm na vida do estuário do Tejo, nas suas margens e na nossa Casa Comum”, explica o Stella Maris – Moita do Ribatejo, em comunicado.

Esta obra da Igreja Católica na Paróquia da Moita dedica o terceiro Colóquio Stella Maris ao tema ‘Tejo Limpo + vida’, e alerta para o “lixo marinho” que, presente em todos os rios, mares e zonas costeiras do mundo, “constitui uma ameaça para a saúde humana, para a vida selvagem e para os ecossistemas”.

“As atividades terrestres representam 80% das origens do lixo marinho, sendo a pesca, a navegação, o turismo e o saneamento os principais responsáveis por esta ameaça. Todos contribuímos para este flagelo e todos podemos ajudar a travá-lo, mudando comportamentos e optando por soluções responsáveis e sustentáveis”, desenvolve, indicando que este colóquio se destina à população em geral, às escolas, empresas e outras entidades, para que “coloquem entre as suas prioridades o ambiente e a sustentabilidade” da zona onde vivem ou trabalham.

O 3º colóquio do Stella Maris – Moita do Ribatejo, no dia 1 de dezembro, conta com diversos oradores, como frei Fabrizio Bordin, dos Frades Menores Conventuais, que vai falar sobre ‘Cuidar da Casa Comum’, e Francisco Ferreira, presidente da ong ‘ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável’, ‘Da recente exortação Laudate Deum à ameaça local das alterações climáticas’.

A partir do tema do encontro ‘Tejo Limpo + vida’, o biólogo Federico Carvalho, mestre em Ecologia e Gestão Ambiental, apresenta ‘Exóticos no Tejo – uma nova realidade’, o geólogo João Francisco Duarte, fala sobre ‘o caso do Moinho de Maré de Corroios’, ‘Por um Tejo vivo e livre’ reflete Paulo Constantino, da Organização ‘ProTEJO – Movimento pelo Tejo’, e Telma Costa, bióloga marinha e ilustradora científica, do oceano e do futuro.

Do programa constam também, elementos do Stela Maris da Paróquia da Moita, a bióloga marinha Rute Isabel Cabecinhas, que vai alertar que ‘Há lixo e lixo no mar… Há lixo a ir e voltar!’, enquanto Zelia Paulo Silva apresenta o tema fotográfico ‘Desencantos e encantos de um rio (10) min’.

Este colóquio na Moita vai realizar-se enquanto decorre a Conferência dos Estados Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28) no Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro; o Papa Francisco vai estar presente nesta cimeira, de 1 a 3 de dezembro, e discursa no dia 2.

Agência Ecclesia

Foto: Agência Ecclesia/CB