Cáritas/10 Milhões de Estrelas: Campanha de Natal pretende “dar luz a quem tantas vezes é invisível”

Velas_Digital

A Cáritas Portuguesa lança 21ª edição da iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, uma ação focada no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade em Portugal e que, simbolicamente, arranca no dia em que a Igreja assinala o Dia Mundial dos Pobres. Este ano a campanha desafia todos os portugueses a “dar luz a quem tantas vezes é invisível”. A Cáritas reforça, desta forma, a mensagem deixada pelo Papa Francisco para este dia: “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar”.

A Cáritas Diocesana de Setúbal lançou a campanha este domingo, após a celebração do Dia Mundial dos Pobres na Sé de Setúbal.

Para além desde momento simbólico, em todo o país, multiplicam-se iniciativas que procuram alertar para a necessidade de se concretizarem diariamente gestos de paz na sociedade.

“Associar o lançamento desta campanha que nos é tão querida e que é já uma marca do Natal para tantas famílias, ao Dia Mundial dos Pobres, é uma forma de a Cáritas, mais uma vez, chamar a atenção para a importância de olharmos de frente para as necessidades das famílias, tal como nos pede o Papa Francisco.” explica Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa, acrescentando que “acreditamos que não havia momento melhor para lançarmos este desafio que procura recolher fundos para continuarmos a nossa ação junto daqueles que mais precisam.”

Durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão adquirir uma vela, pelo valor de 2€, nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias aderentes e na cadeia de supermercados Pingo Doce, que se mantém como parceiro da Cáritas Portuguesa. Há ainda possibilidade de compra online no site www.caritas.pt/estrelas.

Do total de verbas recolhidas com a venda das velas 65% irá reverter para cada Cáritas Diocesana e para os seus projetos locais e 35% reverte para o Fundo Lusófono Laudato Si, que prevê o apoio a microprojectos, sob o chapéu da Ecologia Integral, com o acompanhamento da Cáritas local. Desta forma é possível financiar e responder a necessidades de impacto local e alavancar comunidades na sua resiliência diária.

Cáritas Portuguesa

Cáritas: D. Américo Aguiar presidiu Eucaristia do 7.º Dia Mundial dos Pobres