comprehensive-camels

EMRC: Escola do Montijo dinamiza projeto “Páscoa – A Festa da Vida”

20210330.pascoa-emrc-montijo

Os alunos da Escola Básica D. Pedro Varela, Agrupamento de Escolas do Montijo, foram desafiados a elaborar trabalhos manuais alusivos à celebração da Páscoa.

Sob o lema “Páscoa – A Festa da Vida”, alguns alunos de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC), do 1º e 2º Ciclo, e as suas famílias construíram símbolos da Páscoa com materiais recicláveis e que partilharam com todos, numa exposição online.

Assim, os alunos recordam que, “há muitos séculos atrás, muitos povos celebravam, nesta altura do ano, a festa da Primavera com muita alegria, pois era a forma de agradecer o ressurgimento da vida, sinal de que um novo ciclo se iniciava e com ele uma vida melhor” pode ler-se na nota publicada na página da escola.

“O Povo Hebreu também foi celebrando ao longo dos anos a chegada da Primavera. Contudo, a dada altura, começaram a celebrar a sua libertação da escravidão do Egito, operada por Deus e sob a liderança de Moisés, que designaram por Pessach (Páscoa) – a passagem.”

“A seguir, também Jesus Cristo celebrava a Páscoa Judaica com a sua família e amigos. Jesus Cristo, conhecido por fazer o bem a todos, a quem amava com o coração cheio de Amor. Contudo, Jesus Cristo incomodou algumas pessoas que não acreditavam que Ele era o Filho de Deus, por isso, condenaram-no à morte na cruz. Mas Ele venceu-a, ressuscitando. Então, a Ressurreição de Jesus Cristo começou a ser celebrada pelos cristãos como a passagem da morte para a Vida – Páscoa”, explica na nota publicada a professora Helena Marques, coordenadora de EMRC no estabelecimento de ensino.

Assim, continua a docente, os alunos representaram criativamente várias símbolos tradicionais associados à Páscoa como a Cruz (principal símbolo do Cristianismo que representa a Redenção e a Salvação), o Círio Pascal (grande vela que se acende e que representa a presença de Cristo Ressuscitado, a Luz do mundo, e também que Deus é o começo e o fim de tudo), o Cordeiro (que lembra o sacrifício de Cristo, pois antes de Jesus ser crucificado comemorava-se a Páscoa Judaica, matando-se um cordeiro ou o ovo (que indica a promessa de vida nova e simboliza o nascimento, a vida que retorna).

JM

Partilhe nas redes sociais!
30 de Março de 2021