Conferência Episcopal Portuguesa: D. José Ornelas reforça o compromisso da Igreja com a segurança das comunidades no desconfinamento

O Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse esta quinta-feira em Fátima que as medidas tomadas pela Igreja Católica para assegurar a segurança das suas comunidades, incluindo a suspensão de celebrações, são um gesto de “responsabilidade”, perante a pandemia.

“É preciso consolidar o ponto em que estamos e não voltarmos para trás”, referiu D. José Ornelas, em conferência de imprensa.

O responsável falava aos jornalistas no final da 200ª Assembleia Plenária da CEP, que decorreu em Fátima desde segunda-feira, ainda com a participação por via digital de cerca de 15 bispos.

Para o bispo de Setúbal, as celebrações religiosas são seguras e a questão que se tem levantado está ligada aos ajuntamentos que podem surgir “à volta da igreja”, evitando-se por isso as procissões e outras manifestações públicas.

“Celebramos com toda a tranquilidade nas igrejas”, referiu, a respeito da última Páscoa.

Questionado sobre as celebrações do próximo verão, D. José Ornelas destacou que a Igreja Católica tem contribuído “ativamente para encontrar soluções”, face à pandemia de Covid-19, e para “celebrar o mais possível” dentro da situação que se vive, aceitando os contributos científicos e sociais.

“Se houver normas, vamos adequar os nossos procedimentos, para que seja possível e na medida do possível”, apontou.

O bispo de Setúbal reafirmou que as celebrações comunitárias não foram suspensas “nem por medo, nem por comodismo”, mas numa atitude de “responsabilização” e “dignificação do ser humano”.

“Perante o risco das novas estirpes do vírus, já não estávamos tão seguros”, destacou, a respeito do segundo confinamento.

D. José Ornelas assinalou que, nas igrejas é “mais fácil encontrar uma atitude respeitosa”, tomando a sério a própria segurança e a dos outros.

D. José Ornelas sustentou que não basta voltar ao que “era antes”.

“Queremos avançar para uma Igreja mais dinâmica”, declarou.

O tema foi referido no comunicado final da Assembleia Plenária da CEP, enunciando “desafios pastorais da pandemia: “o anúncio do essencial da mensagem cristã; a importância da dinâmica comunitária e de fraternidade; a missão da família e dos leigos; a atenção particular aos jovens e aos idosos; a urgência da formação; o cuidado das novas linguagens”.

“A Assembleia vê a saída desta pandemia como ocasião para a renovação da vida da Igreja e da sua missão no mundo”, sustentam os bispos.

© Agência Ecclesia

Covid-19: pandemia agravou situação das IPSS e das paróquias

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse hoje em Fátima que as instituições católicas registaram um “acréscimo muito grande” de pedidos de ajuda, para pagar contas domésticos, prevendo que a situação se venha a agravar com o fim das moratórias.

“Certamente, não vai melhorar para o futuro”, advertiu.

O responsável apelou ao reforço dos apoios às IPSS, por parte do Estado, incluindo o Ministério da Saúde.

O comunicado final da Assembleia Plenária manifestava a preocupação de todos os bispos pela sustentabilidade das instituições de solidariedade social.

“A epidemia tornou evidente que, além do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, devem poder contar com o apoio logístico e financeiro do Ministério da Saúde”, defende a CEP.

Para o presidente do episcopado, esta questão é “muito séria”, que se agrava com as despesas suplementares com o combate à pandemia e os equipamentos de proteção individual.

“O apoio necessário ficou muito aquém” das necessidades acrescidas, indicou.

O bispo de Setúbal referiu-se em particular à situação dos lares, que recebem pessoas “cada vez de maior idade” e com situação de saúde mais degradada, tornando-se “praticamente, casas de cuidados paliativos”.

Segundo o bispo de Setúbal, a evolução destas situações não está refletida no financiamento às instituições, levantando uma “questão crucial” para o futuro dos “cuidados continuados e paliativos” em Portugal.

“Temos de repensar os modelos das pessoas, dos custos”, apontou.

O presidente da CEP realçou que esta não é só uma questão financeira, sendo necessário repensar o modelo de assistência.

No comunicado final da 200ª Assembleia Plenária dos bispos católicos, que se iniciou na segunda-feira, os responsáveis alertam para “a situação de vulnerabilidade e de grave crise económica e a realidade concreta em cada diocese”.

D. José Ornelas admitiu o impacto da suspensão das celebrações comunitárias na vida das paróquias e na sua ação de solidariedade, com “muitas situações, pelo país fora”, de dificuldade em cumprir os compromissos assumidos.

“A pandemia atingiu-nos as todos”, assumiu.

O bispo de Setúbal destacou, também, o aumento da solidariedade, que procurar ir ao encontro destas situações de “insolvência”.

© Agência Ecclesia

16 de Abril de 2021