Cultura/Setúbal: Recital de Órgão de Tubos por João Vaz na Paróquia de S. Sebastião

20210528-concerto-orgao-joao-vaz-sao-sebastiao (1)

Os Amigos da Paróquia de S. Sebastião promoveram, na noite de 22 de maio, um recital pelo organista João Vaz no órgão histórico da Igreja.

Inserida na temporada “Sons da Arte” e adiada desde janeiro, a iniciativa visou a angariação de fundos, a fim da recuperação arquitetónica, artística e iconográfica da igreja, mas sempre com o propósito de levar a arte da igreja à comunidade.

Este magnífico Recital de Órgão no passado sábado foi preenchido com obras de compositores portugueses, espanhóis e alemães dos séculos XVI a XVIII, que durante cerca de uma hora e um quarto, levou uma igreja repleta, de olhos fixos no Coro Alto, a ouvir atentamente o magnífico som que vinha do órgão, reverberando de forma divinal por toda a Igreja.

O neoclássico órgão de tubos, datado de 1720, é um dos ex-libris da Igreja, tendo o último grande restauro em 1992 pelo organeiro António Simões, sendo a partir daí tocado pelo pároco da altura, Padre Álvaro Magalhães Teixeira, por João Vaz, logo num dos primeiros concertos após essa data inaugural, e por vários outros ao longo dos anos. Já com o Padre Casimiro Henriques, teve alguns pequenos restauros pelo mesmo organeiro António Simões, na sequência da recuperação e manutenção da Igreja e foi recentemente afinado para este concerto.

João Vaz é diplomado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa e pelo Conservatório Superior de Música de Aragão, em Saragoça, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. É também doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora. Tem mantido uma intensa atividade a nível internacional, quer como concertista, quer como docente em cursos de aperfeiçoamento organístico, ou membro de júri de concursos de interpretação. Efetuou mais de uma dezena de gravações discográficas a solo, salientando-se as efetuadas em órgãos históricos portugueses. Como executante e musicólogo tem dado especial atenção à música sacra portuguesa, fundando em 2006 o grupo Capella Patriarchal, que dirige. O seu trabalho de edição musical, objeto de publicação em Portugal e em Espanha, abrange obras conservadas em diversas bibliotecas e arquivos nacionais. Leciona atualmente Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo também exercido funções docentes no Instituto Gregoriano de Lisboa, Universidade de Évora e Universidade Católica Portuguesa (Escola das Artes). Fundador do Festival Internacional de Órgão de Lisboa em 1998, é atualmente diretor artístico do Festival de Órgão da Madeira e das séries de concertos que se realizam nos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra (de cujo restauro foi consultor permanente) e no órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa (instrumento cuja titularidade assumiu em 1997).

Tal como já vem sendo habitual, estiveram presentes vereadores representantes da edilidade, da Junta de Freguesia de S. Sebastião na pessoa do seu presidente Nuno Costa, representantes de instituições e empresas, bem como muitos paroquianos e amigos da causa dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião.

Foram já anunciados os próximos eventos para junho e julho, na senda da recuperação e preservação do património da igreja, sempre aliando ao objetivo de levar a arte da igreja a uma comunidade alargada, à população de Setúbal.

P´los Amigos da Paróquia de S. Sebastião,

Isabel Melo