Setúbal: Padre Álvaro Teixeira, Missionário Claretiano, homenageado com nome de rua no Bairro da Azeda

20210528-inauguracao-rua-alvaro-teixeira (1)

No dia 21 de maio, foi homenageado o antigo pároco de São Sebastião e da Quasi Paróquia do Coração de Maria, Padre Álvaro Teixeira, pela Câmara Municipal de Setúbal, com a atribuição do seu nome a uma rua na Nova Azeda, nas imediações da Igreja do Coração de Maria.

Na Cerimónia estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, os irmãos do Padre Álvaro Magalhães Teixeira, José e Fátima Teixeira, o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, e o atual pároco de São Sebastião e do Coração de Maria, Padre Casimiro Henriques.

Na ocasião, José Teixeira agradeceu o gesto e afirmou que o religioso, “um exemplo de dedicação a esta linda cidade”, se ainda fosse vivo “receberia esta homenagem com humildade e um sentimento de profunda gratidão”.

A proposta de atribuir este topónimo coube ao próprio Presidente de Junta de Freguesia de São Sebastião, sendo que esse desejo já tinha sido manifestado pelas próprias paróquias. Com o descerramento da placa quis a Câmara Municipal de Setúbal recordar o longo percurso do Padre Álvaro Teixeira ao serviço da Diocese de Setúbal, assim referiu a Presidente de Câmara na sua intervenção.

Padre Álvaro Teixeira (1941-2016)

O Padre Álvaro Teixeira (1941-2016), da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos), nasceu na freguesia de São Martinho, em Penafiel. Passou pelos seminários do Porto, dos Carvalhos, de Fátima e de Salamanca, tendo sido ordenado sacerdote em 1967, ano em que seguiu para missão em São Tomé e Príncipe.

No país africano, desempenhou diversas funções, nomeadamente a de capelão do Hospital Central de São Tomé e Príncipe, a de professor de Religião e Moral e a de colaborador em programas radiofónicos. Regressou a Portugal dois anos depois, seguindo posteriormente para Roma, onde se licenciou em Teologia Pastoral com pós-graduação em Pedagogia Pastoral.

Na primeira passagem pastoral por Setúbal, entre 1977 e 1997, colaborou em vários serviços diocesanos, nomeadamente no Secretariado Diocesano da Catequese, na assistência aos Cursilhos de Cristandade e ao Apostolado do Mar, ao mesmo tempo que era professor de Teologia na Universidade Católica Portuguesa. Em 1986, foi nomeado Pároco de São Sebastião. É igualmente recordado pela colaboração com diversos órgãos de comunicação social locais e com o Corpo Nacional de Escutas, tendo sido assistente do Agrupamento 59 de Setúbal, o mais antigo da região, e cofundador do Agrupamento 1117, dos Escuteiros Marítimos.

Em 1997 parte novamente para África, desta vez para Lubango, em Angola, onde foi orientador da Paróquia da Imaculada Conceição, com funções diocesanas na área da comunicação social.

Em junho de 2013 regressou a Setúbal, pois tinha esta cidade no coração, onde veio a falecer, em outubro de 2016.

Cláudia Serralha e JM

28 de Maio de 2021