JMJ Lisboa 2023: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude peregrinam na Diocese de Setúbal em novembro de 2022

20210701-simbolos-jmj

Itinerário de peregrinação foi divulgado esta quinta-feira. Iniciativa pretende mobilizar as paróquias e anunciar nas comunidades o “maior encontro de jovens do mundo”, agendado para o verão de 2023, em Lisboa.

A Diocese de Setúbal acolherá a Cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani durante o mês de novembro de 2022, depois da Diocese do Porto (em outubro de 2022) e antes da Diocese das Forças Armadas e de Segurança (em dezembro do mesmo ano).

Em comunicado enviado à Diocese, a organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) avança que “os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem”.

Os símbolos da JMJ vão peregrinar pelas 21 Dioceses de Portugal, começando em novembro de 2021 na Diocese do Algarve e terminando em julho de 2023, no Patriarcado de Lisboa. Para além de Portugal, também Angola, Polónia e Espanha vão acolher os símbolos.

“Os símbolos da JMJ vão peregrinar em Angola, entre o próximo dia 8 de julho e 15 de agosto de 2021, em Espanha, nos meses de setembro e outubro, e também na Polónia, em datas a anunciar brevemente. Entre os dias 4 e 7 agosto de 2022, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude vão estar presentes na Peregrinação Europeia de Jovens, em Santiago de Compostela” informa o Comité Organizador Local (COL).

Recorde-se que no dia 22 de novembro de 2020, na Missa da Solenidade de Cristo Rei presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma, uma delegação de jovens de Portugal recebeu os símbolos dos jovens do Panamá, cidade que acolheu a última JMJ.

Os Símbolos da JMJ

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Foi transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns como trenós, gruas ou tratores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais.

O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, foi introduzido pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Itinerário de peregrinação dos símbolos

• Novembro 2021: Diocese do Algarve
  • Dezembro de 2021: Diocese de Beja