D. Manuel Martins: 46.º aniversário de ordenação episcopal e tomada de posse – “Uma semente que continua a crescer na Igreja de Setúbal”

20211029-sufragio-d-manuel-martins (1)

Na passada terça-feira, dia 26 de outubro, assinalou-se o 46.º aniversário da ordenação episcopal e tomada de posse do primeiro Bispo da Diocese de Setúbal, D. Manuel Martins.

D. José Ornelas, atual Bispo diocesano, presidiu à Eucaristia evocativa desta memória, na Catedral da Diocese. Na homilia da celebração, o Prelado lembrou que o primeiro Pastor da Diocese de Setúbal foi “um homem de pontes” porque era, antes de mais, “um homem do Evangelho”.

“O primeiro Bispo desta Diocese foi uma semente, como nos diz hoje a Palavra de Deus. D. Manuel Martins foi aquele que lançou o fermento que continua hoje a desenvolver-se aqui, nesta Igreja de Setúbal. Bem sabemos que o Evangelho já aqui está há muito tempo, nestas terras, mas como Bispo, ele foi o primeiro que Deus pôs à frente desta parte do Seu Povo e que o marcou com a sua maneira de ser Pastor, cristão, homem de Evangelho, de ligações e de pontes para esta sociedade”, disse.

D. José Ornelas destacou também o papel de tantos outros – padres, leigos, religiosos e religiosas – que com D. Manuel Martins foram fazendo crescer a Igreja diocesana: “Dou graças a Deus pelo que foi feito porque, verdadeiramente, a Igreja que somos hoje, é fruto de todo esse trabalho assente na Palavra que tantos semearam com o primeiro Bispo desta Diocese”.

O Bispo diocesano disse ainda que, vivendo das “sementes e do fermento do passado, hoje é também a nossa vez de darmos o nosso testemunho e fazermos crescer esta Igreja”.

“Somos chamados a crescer e a fazer crescer a Igreja, no meio de contrariedades, vicissitudes e perplexidades – disse D. José Ornelas – mas as dificuldades, não nos fazem perder a coragem, porque hoje, como há 46 anos, como desde o início da Igreja em todos os séculos e em todas as partes do mundo, a Igreja é chamada a ser sinal de esperança, de um Deus que não se conforma com os problemas e com a realidade dolorosa, e tantas vezes dramática da humanidade, mas que sempre aponta caminhos de vida e transformação para que se possa viver e tornar realidade, neste mundo, o Seu reino”.

Caminho sinodal: Fiéis às origens, sejamos capazes de viver e anunciar o Evangelho do Senhor

O atual Bispo de Setúbal assinalou que D. Manuel Martins foi alguém que viveu a dimensão de “uma Igreja que sabe atender e ver os dramas da sua realidade interna e do mundo onde vive” e que, “sem se conformar, procurou encontrar respostas com a esperança e o dom do Espírito que transforma a realidade”, abrindo novos caminhos.

“O primeiro Bispo desta Diocese, quando aqui chegou, não encontrou um caminho fácil, mas ele não se deixou abalar por isso. Foi criando, a partir do Evangelho que levava dentro, e a partir da humanidade que tinha, esta Igreja que hoje nós somos.”

D. José Ornelas deixou ainda um apelo no início do processo sinodal da Igreja mundial e da Igreja diocesana: “Queremos olhar para o nosso passado, para a nossa história, ainda jovem, mas cheia de inspiração, para podermos continuar a construir, sobre este fundamento que é Cristo. Queremos ser Igreja sinodal, que caminha junta, que sabe discernir os tempos em que vive e encontrar respostas. Peçamos ao Senhor por este caminho sinodal que estamos a fazer para que, fiéis às nossas origens, sejamos capazes, também nós, de viver e anunciar o Evangelho do Senhor a esta sociedade.”

AS

29 de Outubro de 2021