Escutismo: Caminheiros “visitam” comunidades fundadas por São Paulo

20220129-cne-atividade-regional-sao-paulo (8)

Foi uma viagem simbólica a que levou este sábado, dia 29, mais de uma centena de caminheiros da Região de Setúbal pelas comunidades fundadas por São Paulo ao longo das margens do mediterrâneo.

Corinto, Éfeso, Galácia ou Roma foram apenas alguns dos pontos de paragem num itinerário de descoberta das características históricas de cada comunidade, dos seus problemas e da forma como cresceram e permaneceram na fé.

Trocando o mediterrâneo pelas margens do Tejo, os escuteiros percorreram um caminho que foi pedagogia reveladora de que não é muita a distância entre as comunidades da Igreja nascente e os problemas e desafios que marcam as comunidades cristãs da atualidade. Em cada ponto, conheceram a história dos lugares evangelizados pelo apóstolo e cada jovem foi desafiado a olhar a sua circunstância de vida e perceber o que faria Paulo no seu lugar.

Depois das forças retemperadas no jantar que teve lugar no Parque da Cidade do Barreiro, o destino apontava Damasco. Os caminheiros eram agora desafiados a fazer o caminho da conversão do apóstolo. Junto à Igreja de Santo André experimentaram a queda e a cegueira, mas também a conversão pelo batismo simbolizado na aspersão da água.

D. José Ornelas, na Eucaristia, lembrou aos jovens que é Deus, no seu poder, que abre o caminho da conversão. Foi isso que aconteceu com São Paulo e continua hoje na realidade de vida de cada um. O agora administrador apostólico da diocese de Setúbal, acrescentou que esta é uma experiência que se faz em comunidade, em Igreja e que os escuteiros já têm prática do que é caminhar em grupo. Finalmente, o desafio de “ir” de partir em anúncio, de forma particular nesta circunstância de uma Igreja que caminha em Sínodo. D. José deixou claro a necessidade que a Igreja tem de jovens como estes que, naquela noite, o escutavam na Igreja de Santo André.

Esta é, na Região de Setúbal, uma atividade anual da IV Secção que, no fim de semana após a Festa litúrgica da Conversão de São Paulo, reúne os escuteiros entre os 18 e os 22 anos, numa atividade que evoca a ação do apóstolo que foi o grande responsável pela disseminação do cristianismo pelo Império Romano e do diálogo da fé cristã com a cultura da época.

Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas

01 de Fevereiro de 2022