comprehensive-camels

Encontro Matrimonial: Movimento celebrou “Dia Mundial do Matrimónio” com reflexão a partir da carta do Papa aos esposos

20220219-em-dia-mundia-do-matrimonio - Cópia

“Jesus está presente no barco do Matrimónio” foi o tema do encontro realizado a 13 de fevereiro.

Dadas as condições de saúde pública em vigor, o Dia Mundial do Matrimónio foi festejado online. Desde o início da pandemia, foi a segunda vez que o Movimento Encontro Matrimonial promoveu este encontro através dos meios digitais.

Para além de alguns momentos de maior convívio, os casais tiveram uma partilha feita a partir da “Carta do Papa aos Esposos” publicada a 26 de dezembro, com a orientação de dois casais das Regiões de Lisboa e do Centro. Houve ainda tempo para partilha em casal/equipa eclesial e em pequeno grupo.

Em nota enviada à Diocese, o movimento conta que este “foi um dia de alegria pelo reencontro de todos, pela partilha de experiências, mas sobretudo muito proveitoso para fortalecer a relação de casal ou de sacerdote/religiosa com a sua comunidade”.

“Tratou-se de um momento único na vida do movimento, onde casais, sacerdotes e religiosas afirmaram abertamente o seu compromisso de amor, desafiando, na praça pública, outros casais, sacerdotes e religiosas a comungarem a alegria de viver o diálogo, a ternura e oração”, terminam.

O Dia Mundial do Matrimónio foi criado nos Estados Unidos da América em 1981 para “homenagear marido e mulher como alicerces da família, a unidade básica da sociedade, com o apoio de sacerdotes e religiosas, saudando a beleza da fidelidade, do sacrifício e da alegria na vida conjugal do dia a dia”. É comemorado todos os anos no segundo domingo de fevereiro.

O dia foi celebrado pela primeira vez em Portugal pelo movimento Encontro Matrimonial, em 2019, no Parque das Nações, em Lisboa, com a realização de um flashmob na Estação do Oriente. Em 2020, a comunidade nacional juntou-se no Porto para um passeio pelo Parque da cidade, após a celebração da Eucaristia na Maia.

JM c/Movimento Encontro Matrimonial

Partilhe nas redes sociais!
21 de Fevereiro de 2022