Ucrânia: “Deus está presente na Sua Igreja, através de cada um de nós que luta e se esforça por fazer acontecer a Paz”

Vaticano Foto Vatican News

Esta sexta-feira, pelas 16 horas, decorre a Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. Neste dia, o Departamento da Juventude partilha o olhar do seminarista Nazar Kruk sobre este momento. Nazar tem 26 anos, é natural da Ucrânia, e estuda no Seminário de São Paulo de Almada.

Estamos a viver tempos difíceis. Mas não estamos sós. Nesta peregrinação sobre a terra, temos a certeza de que Deus está sempre ao nosso lado e caminha connosco como bom Pastor e Pai Misericordioso. O mundo inteiro está unido no mesmo espírito de oração pela paz na Ucrânia.

O reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, durante a homília da Missa a que presidiu na Basílica da Santíssima Trindade, lembrou que “Maria está sempre junto da cruz de cada um”. “Porque Ela é nossa Mãe, ensombrados pelo terror da guerra recorremos a Ela para que através da sua intercessão junto do Filho nos devolva a Paz”. Assim, num esforço pastoral de oração pela paz no mundo, em especial na Ucrânia, o Santuário de Fátima encaminhou a imagem peregrina número treze, da Virgem do Rosário de Fátima, para a Ucrânia. Isto porque foi em Fátima onde Nossa Senhora pediu que rezássemos pela conversão da Rússia.

Visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima

Neste cenário de guerra que vivemos, o Santo Padre tomou a iniciativa de consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria no dia 25 de Março (dia em que celebramos a Encarnação do Verbo, na Solenidade da Anunciação do Senhor), durante uma Celebração Penitencial às 16h00 na Basílica de São Pedro. Os Bispos portugueses, que estão em profunda comunhão com o Santo Padre, pedem, portanto, que todas as Paróquias, Comunidades, Institutos de Vida Consagrada e outras Instituições Eclesiais assumam esta intenção de consagração, nas celebrações desse dia.

Então, o que é uma consagração? Na Sagrada Escritura, consagração significa dedicar alguém ou alguma coisa, objecto ou edifício a Deus. Quando uma pessoa ou algum objecto é consagrado, fica dedicado para o louvor e para o trabalho em prol da Glória de Deus. O próprio Jesus, como era regra para qualquer judeu, foi apresentado no templo e consagrado a Deus! A consagração é, portanto, um acto extremamente importante, porque deve marcar uma mudança na vida da pessoa. Ao consagrar um país inteiro a Deus, confiantes na intercessão materna de Nossa Senhora que é medianeira de todas as Graças, pedimos o dom da Paz para a Ucrânia e a Rússia. Pedimos que todos aqueles que fazem a guerra abandonem o pecado e se convertam. Pedimos que acabe o sofrimento e as lágrimas nas pessoas inocentes, nas crianças.

Legenda: Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima na cidade ucraniana de Lviv

Há uma frase muito popular que diz: «Se queres mudar o mundo, começa por te mudar a ti mesmo». Ora, nesta consagração que iremos fazer, neste tempo de Quaresma em que estamos, somos chamados por Deus à conversão, um êxodo da escravidão dos egoísmos e dos pecados, pondo o nosso coração no Coração de Deus, para que Ele possa encher-nos com o Seu infinito Amor, com a Sua Esperança e derramar a Paz sobre nós e o mundo inteiro. Pedimos a conversão, para que a nossa resposta perante o Mal seja, sempre, o Bem.

Muitas vezes depois de rezar a oração do Pai-Nosso, fico a pensar na frase «Seja feita a Vossa vontade». Será que é esta a Sua vontade? Porquê? Onde está Deus? Um meu amigo respondeu-me: «Nazar, Deus não está na guerra, mas está em todas as pessoas que procuram a Paz, que ajudam, que rezam, que partilham dos seus bens para com o próximo». E, de facto, quando vi a generosidade e a celeridade na ajuda para com o meu povo, percebi que Deus está presente na Sua Igreja, através de cada um de nós que luta e se esforça por fazer acontecer a Paz.

Resta-me por fim, agradecer do profundo do coração a cada um pelo seu esforço de solidariedade, pela oração e ajuda na construção de um mundo melhor, mais justo, mundo onde reina a Paz. Por intercessão do Imaculado Coração de Maria, continuemos a rezar pelo povo ucraniano, perseguido na sua terra e disperso pelo mundo, para que o Senhor atenda as nossas preces e os esforços das pessoas de boa vontade, e lhe conceda a paz e o regresso aos seus lares.

Muito Obrigado!

Entrego-vos a todos à Mãe do Céu, Rainha da Paz,