Almada: Retomada a procissão em honra de São João Baptista, após dois anos de pandemia

20220624-Sao-Joao-Almada-04

Foi retomada, este ano, a tão procissão de São João que, há décadas, une a população de Almada central e a zona da Ramalha, na Paróquia da Cova da Piedade.

Apesar de a imagem do santo padroeiro da cidade de Almada nunca ter deixado de estar disponível para os seus devotos na Igreja de Santiago, já se sentia a saudade deste momento em que desce à Quinta da Ramalha (edificada no séc. XV e com recuperação da Instituição terminada em 2010) onde pernoita de 23 para 24 de junho.

A procissão foi animada por um dos grupos corais da Paróquia da Cova da Piedade e organizada com o apoio da Polícia de Segurança Pública.

Antes da procissão teve lugar a Missa Solene em honra de São João Batista, na Igreja de São Tiago, que foi presidida pelo Padre Marco Luís, pároco de Almada.

Após a chegada, rezou-se a oração de vésperas da Solenidade do Nascimento de São João Batista, presidida pelo Padre José Pinheiro, pároco da Cova da Piedade, e acompanhada pelos trabalhadores do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro.

Durante a restante noite, assim como no dia seguinte, foram vários os grupos paroquiais que orientaram os momentos de oração até que a imagem de São João retornou, em procissão, à Igreja de Santiago, na Paróquia de Almada.

Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro

07 de Julho de 2022