Juventude/JMJ: Estruturas de organização da Jornada Mundial reuniram-se para preparar próximo ano pastoral

20220715-JMJ-Encontro-COPs-04

O Comité Organizador Diocesano da JMJ Lisboa 2023 reuniu em três encontros com os Comités Organizadores Paroquiais e Vicariais, nos passados dias 1, 2 e 3 de julho. As equipas começam a planear o acolhimento aos peregrinos e a preparar a participação dos jovens na Jornada, que se realiza de 1 a 6 de agosto do próximo ano.

Os encontros realizaram-se respetivamente nas Igrejas de Nossa Senhora de Fátima (Cova da Piedade), Pastorinhos (Montijo) e Nossa Senhora da Redenção (Quinta do Anjo), congregando párocos e elementos dos Comités Organizadores Paroquiais (COP) e Vicariais (COV). Contou-se ainda com a presença de alguns elementos da Direção de Acolhimento e Voluntariado (DAV) do Comité Organizador Local (COL).

O intuito das três sessões foi apresentar o Plano Pastoral do Departamento da Juventude para o Ano 2022-2023 e dar formação às equipas sobre aspetos operativos da Jornada Mundial da Juventude, em matérias como a logística, o voluntariado ou o acolhimento.

No Plano Pastoral, destaca-se a formação de animadores Get Ready, as iniciativas Sentido 23 (perto do dia 23 de cada mês), as catequeses RISE UP (de preparação para a JMJ) e a Peregrinação dos Símbolos da Jornada, que acontecerá em novembro deste ano.

Ao nível logístico-operativo, as Paróquias estão neste momento numa fase de levantamento de informação sobre possíveis espaços de alojamento e de início das inscrições dos voluntários paroquiais. Para ajudar os COP neste caminho, foi criado um “Manual das Paróquias de Acolhimento JMJ”, apresentado nas sessões.

A Diocese de Setúbal está envolvida na organização da JMJ desde 2019, ano em que foi anunciada a sua realização em Lisboa, tendo-se constituído como Diocese de Acolhimento de peregrinos, a par das dioceses de Lisboa, de Santarém e das Forças Armadas e Forças de Segurança.

No total da realidade diocesana de Setúbal, foram apresentadas 45 manifestações de disponibilidade para acolhimento, criando-se para o efeito Comités Organizadores Paroquiais, que envolvem 51 paróquias, o Santuário de Cristo Rei, o Seminário Maior de São Paulo em Almada e o Externato diocesano Frei Luís de Sousa.

A um ano da jornada, na Diocese de Setúbal, cerca de 300 pessoas estão diretamente envolvidas na preparação nas mais diferentes estruturas de organização, entre sacerdotes, leigos e religiosos, destacando-se o papel importante dos jovens na dinamização das equipas.

Departamento da Juventude/Comité Organizador Diocesano de Setúbal para a JMJ Lisboa 2023

15 de Julho de 2022