Vida Consagrada: Novo secretariado regional da CIRP reuniu pela primeira vez

20231003-novo-secretariado-regional-cirp-vida-consagrada (1)

O novo Secretariado Regional de Setúbal da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), eleito no passado mês de dezembro, reuniu a 2 de fevereiro “para refletir, à luz da realidade da vida consagrada presente na diocese, quais os desafios e esperanças que nos são colocados neste momento da nossa história.”

Em nota enviada à Diocese, o organismo salienta que a vida consagrada é “um sinal vivo do Evangelho pela alegria com que cada consagrado vive a sua vocação” e que a mesma se encontra “viva e dinâmica” na Diocese de Setúbal, respondendo de forma positiva à tarefas que a Igreja confia a cada instituto religioso, segundo cada um dos carismas próprios.

Os responsáveis reconhecem as muitas dificuldades existentes, como é exemplo a existência de “comunidades bastante envelhecidas”. Estas dificuldades são desafios “a procurar novas formas de revitalizar e dinamizar” e ter a “audácia suficiente” de propor às novas gerações a vida consagrada. Para o efeito, consideram que a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 trará “uma nova primavera” para a vida consagrada.

Ser uma “presença na e da Igreja” e a “necessidade do testemunho da vida fraterna” são outros dos desafios que as comunidades religiosas enfrentam. Reconhecem que há dificuldade em “conjugar as exigências da missão com aquilo que nos refaz e define enquanto vida consagrada. As pessoas tendem a ver-nos mais como indivíduos em si mesmos e não tanto como pertença a uma comunidade (sobretudo as comunidades masculinas)”.

“O novo secretariado Regional confia-se às orações de todos para que a missão que acolhemos seja sempre vivida na fidelidade os Senhor que nos chamou e quer precisar de nós para O darmos a conhecer a todos”, concluem.

A nova equipa é constituída pelos seguintes elementos:

• Presidente – Ir. Carla Ferreira Barbosa – Irmãs da Apresentação de Maria
  • Secretária – Ir. Margarida Maria Pinheiro Coelho – Filhas de Maria Auxiliadora
  • Ecónomo – Pe. José Pires Lopes Nunes – Companhia de Jesus
  • 1º vogal – Ir. Maria Borga Miguel – Servas de Nossa Senhora de Fátima
  • 2º vogal – Pe. Agostinho Basílio Teixeira Mendes – Sacerdotes do Coração de Jesus

JM

07 de Março de 2023