EMRC: Professores realizaram retiro anual centrado na figura de São José

20230304-emrc-retiro-professores (1)

Realizou-se no passado dia 4 de março de 2023, no Lar de Férias da Casa do Gaiato – Serra da Arrábida, mais um retiro anual de professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Setúbal, subordinado ao tema “Caminhar com São José”.

Tendo como objetivo o recolhimento, oração, meditação e aprofundamento espiritual, o retiro contou com a orientação do Padre José Maria Furtado. Após o acolhimento e oração inicial, seguiu-se uma dinâmica de apresentação que conduziu a uma pequena reflexão/meditação.

Num ambiente “familiar”, o Padre José Maria lembrou o muito que temos a aprender com São José: “o silêncio, o trabalho, a oração, a confiança e, sobretudo, o dar a Deus o lugar da primazia”.

Lembrando os tempos conturbados pelos quais passa a educação em Portugal, refletiu-se sobre a alegria e desafios de ser docentes nos dias de hoje; partilharam-se emoções, sonhos e desejos; lembrámos que somos professores com uma missão: despertar nos jovens o desejo de serem pessoas e ajudá-los a “CAMINHAR”, a descobrir e definir o seu projeto de vida.

Num tempo marcado pela incerteza, lembrou-se a alegria de servir, a necessidade de aprender a (re)programar a vida, a nunca desistir e acreditar que tudo é possível. Após o habitual almoço partilhado, uma caminhada pela serra da Arrábida convidou a uma perfeita comunhão com a natureza, com os outros e com Deus.

Para terminar, o verdadeiro encontro em Jesus através da Eucaristia e adoração do Santíssimo. Vivamos esta Quaresma com fé e não esqueçamos o quanto Deus nos ama. Que os passos da Paixão sejam seguidos e acompanhem esta nossa caminhada e missão enquanto professores de EMRC.

Júlia Mira, professora de EMRC

07 de Março de 2023