Setúbal/Anunciada: Exposição abre comemorações dos 470 anos da fundação da paróquia

20230307-anunciada-exposicao-12-olhares-470-anos (2)

Vai ser inaugurada no próximo dia 14 de março de 2023, na Casa da Baía, pelas 19h30, a Exposição “12 olhares sobre a Igreja de Nª Srª da Anunciada”, inserindo-se no arranque das comemorações dos 470 anos da fundação da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada. A exposição estará patente ao público até ao dia 2 de abril, contando com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da União das Freguesias de Setúbal.

Nesta exposição pretende-se dar a conhecer a Igreja de N.ª Sr.ª da Anunciada a partir do olhar de 12 artistas convidados a integrar este projeto, nomeadamente Alberto Pereira, Dília Fraguito Samarth, Francisco Anjos, Hugo da Silva, L. Sadino, Luís Dias, M. Conceição Branco, Madureira Pais, Maria José Nunes de Brito, Miguel Amaral, Miranda Brito e Rogério Chora.

Em nota enviada à Diocese, a paróquia explica que a exposição pretende ser um gesto de abertura, de partilha e de proximidade: “Abertura à cidade de Setúbal e a quantos visitam esta nossa terra; de partilha de um património que está inserido e que brota de uma tradição espiritual, que se exprime também nestas dimensões da cultura e da arte e de proximidade com os nossos concidadãos, com os quais pretendemos estabelecer pontes e caminhos de diálogo, também através da linguagem da expressão artística, que, pelo seu carácter transversal e universal, a todos toca e com todos, a seu modo, comunica”.

“A Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, nos últimos anos, tem vindo a ser beneficiada através de diversas obras de reabilitação, nomeadamente no adro, nas fachadas exteriores, nos claustros, e também no interior da Igreja, com a recuperação das pinturas originais das paredes interiores, no restauro dos altares, de esculturas e pinturas dos séculos XVII, XVIII e XIX, bem como na requalificação do baptistério e das capelas mortuárias”, complementa.

A Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada celebra 470 anos da sua fundação com várias iniciativas a decorrer ao longo do ano de 2023.

07 de Março de 2023