Equipas de Nossa Senhora: Região de Setúbal realizou retiro anual com o tema “Voltar ao Princípio”

20230323-retiro-equipas-de-nossa-senhora (4)

Sob o Tema “Voltar ao Princípio” e orientação do Padre José Manuel Abreu, realizou-se no dia 18 de março (domingo), no Seminário Diocesano de Setúbal, em Almada, o Retiro das Equipas de Nossa Senhora (ENS) 2023 na Região de Setúbal.

O Retiro anual é um Ponto Concreto de Esforço da metodologia do Movimento das ENS. É um dos seis pontos com que se compromete todo o equipista de Nossa Senhora, sendo feito de preferência em casal. É uma inovação do padre Henri Caffarel, fundador do movimento.

O retiro permite-nos responder ao apelo do Senhor que nos convida a pararmos para tomar consciência do que é essencial: reencontrar Aquele que nos ama e nos chama, assim como também reencontrar-se a si mesmo e em casal.

Participaram casais dos três Setores da Região de Setúbal e também um grupo do “Caminho de Emaús” de Corroios.

Ao longo do dia, os participantes tiveram oportunidade de, num local que propicia a tranquilidade, revigorar a sua intimidade com Jesus num tempo de reconciliação, escuta e diálogo.

Com a graça de ter como orientador do retiro o Padre José Manuel Abreu, sábio e excelente anunciador dos ensinamentos e do imenso amor do Salvador pelos homens, os casais espelhavam, no final, a serenidade e confiança no Deus Pai que se faz presente e sempre a nosso lado caminha na vida.

Todos quantos nesse dia ali estiveram, fortaleceram a fé que nos une a Cristo e ganharam certamente ânimo e força em prosseguir na sua caminhada de santidade.

Teresa e Francisco Costa Andrade (Casal Responsável de Setúbal)

23 de Março de 2023