Juventude “ALL READY”: Bênção e Envio de peregrinos e voluntários para a JMJ

All_Ready_Site

Peregrinos e voluntários da Diocese encontram-se na cidade de Setúbal este sábado, 24 de junho, para bênção e envio para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Em seis semanas, o maior acontecimento juvenil do mundo terá lugar em Portugal. Os jovens da Diocese de Setúbal têm se vindo a preparar espiritualmente para este grande momento com várias propostas e encontros. Neste momento, contabilizam-se mais de 2000 jovens inscritos, seja como peregrinos ou voluntários.

O Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal promove uma última atividade antes do grande encontro com o Papa Francisco. Os interessados devem inscrever-se neste link: bit.ly/AllReadyJMJ.

“Este será um momento para nos voltarmos a encontrar, enquanto juventude diocesana, partilharmos este caminho de preparação, fortalecermos laços e acolhermos a bênção e envio para a JMJ Lisboa 2023”, refere Ana Lúcia Agostinho, coordenadora do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal.

Com o mote “Setúbal parte apressadamente para a JMJ”, em referência ao tema da Jornada “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), o encontro é aberto a todos, mas são especialmente convidados a estar os peregrinos, os voluntários, as famílias de acolhimento, os grupos de jovens e os movimentos juvenis.

Os jovens vão estar pelas ruas de Setúbal durante o dia. Vão ter a oportunidade de escutar testemunhos, experimentar atividades variadas e conhecer alguns locais emblemáticos da cidade. O evento culminará pelas 16 horas com a celebração da Eucaristia no Cais 3 do Porto de Setúbal, presidida pelo Administrador Diocesano de Setúbal, Padre José Lobato. Neste momento será feita a bênção e envio dos peregrinos, voluntários e famílias para a Jornada Mundial da Juventude.

Programa do dia

• 09h00: Check-in – Cais 3 do Porto de Setúbal
  • 09h30: Acolhimento
  • 10h00: Atividades pela cidade – Parte I
  • 12h30: Almoço
  • 13h30: Atividades pela cidade – Parte II
  • 15h00: Atividade final – Cais 3 do Porto de Setúbal
  • 16h00: Eucaristia – Cais 3 do Porto de Setúbal

Entre 1 e 6 de agosto de 2023, Portugal vai receber, em Lisboa, o maior encontro de jovens do mundo promovido pela Igreja Católica. O evento conta com a presença do Papa Francisco e trará a Portugal mais de 1 milhão de jovens de mais de 150 países.

A Diocese de Setúbal, pela proximidade geográfica, estima acolher cerca de 90 mil peregrinos que ficarão alojados em espaços coletivos e famílias de acolhimento.

A JMJ Lisboa 2023 é dedicada a peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam. É um evento de matriz católica mas é aberto a todos os que desejem participar, independentemente da sua confissão religiosa.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal / Comité Organizador Diocesano de Setúbal JMJ Lisboa 2023

21 de Junho de 2023