Mensagem do Administrador Diocesano: JMJ Lisboa 2023 e alterações de párocos

20230726-mensagem-administrador-diocesano-julho-2023-banner-site

Caros Presbíteros e Diáconos, Leigos e Religiosos

Na proximidade da JMJ, venho convidar-vos a dar graças a Deus por todo o esforço de tantos – membros do Clero, Leigos (sobretudo Jovens), Religiosos e Religiosas, instituições eclesiásticas e civis – guiados e fortalecidos pelo Espírito Santo e pelo amor a Cristo e à Igreja, se têm entregado, particularmente desde novembro, com a chegada dos Símbolos até ao coração da Jornada com a presença do Papa Francisco.

Este é um dom já recebido e os seus frutos estão garantidos, se bem que reclamem de todos uma nova compreensão do lugar dos jovens na Igreja e no mundo e um novo estilo de pastoral dirigida aos jovens, envolvendo-os, promovendo e respeitando o seu protagonismo, para que os jovens, quando deixarem de o ser, surjam com uma fé amadurecida, interventiva, missionária.

Algumas informações:

1. JMJ Lisboa 2023

1.1. Moeda de 2 euros

Como foi anunciado aos párocos em carta do Pe. David Caldas em 12 de junho, a Fundação JMJ e a Casa da Moeda realizaram um protocolo para a emissão de uma moeda de 2 euros comemorativa da JMJ, Lisboa, 2023. Uma finalidade é a de angariar algum dinheiro que permita a vinda de jovens dos PALOPS.

• Esta moeda entrou em circulação no passado dia 19.
  • Há moedas disponíveis na nossa Diocese e, como referiu o Ecónomo diocesano na citada carta, as paróquias devem requisitar o número pretendido de moedas dirigindo o seu pedido ao economato diocesano.

1.2. A semana da pré-jornada

É particularmente pensada para as dioceses que não são de alojamento dos peregrinos. A nossa, juntamente com a de Lisboa e a de Santarém, não organizam a “semana pré-jornada”, pois estão encarregues de proceder ao alojamento dos peregrinos. Ainda assim, o Santuário de Cristo Rei preparou um programa para esta semana com momentos de oração, celebração eucarística e da confissão, testemunhos, concerto. Veja aqui.

1.3. Peregrinos alojados na nossa Diocese

Outro motivo para dar graças a Deus é que a nossa Diocese vai acolher peregrinos de cinco continentes:

• África: Angola, Benim, Comores, Congo, Botswana, Cabo Verde, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Togo, Tunísia, Zâmbia, Senegal, Nigéria);
  • América do Norte: Estados Unidos da América, Canadá, México; América Central: República Democrática da Costa Rica, El Salvador, Cuba, Haiti, Honduras, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Puerto Rico; América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela;
  • Ásia: China, Hong Kong S.A.R., Filipinas, Singapura, Tailândia, Iraque, Macau S.A.R., República Vietnam, Índia, Indonésia, Israel (Médio Oriente).
  • Europa: Áustria, Azerbaijão (intercontinental), Bélgica, Croácia, Polónia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suíça, Reino Unido.
  • Oceânia: Nova Zelândia, Austrália.

E ainda há alocações disponíveis na nossa Diocese.

1.4. Por sugestão do Padre Pedro Quintela e com a colaboração na recolha de informação feita pelo Padre Luís Ferreira e vigários forâneos, aos quais agradeço em nome de todos, estão publicadas no site da Diocese as alterações aos horários das celebrações eucarísticas do fim de semana da JMJ de 5 e 6 de agosto, de modo que sejam conhecidas as alterações justificadas pela participação na Jornada.

2. Alterações dos párocos em algumas paróquias:

Por proposta dos respetivos Superiores Maiores, verificam-se as seguintes alterações:

2.1.  Na paróquia de São José, Setúbal: o Padre Tarcízio Morais, nomeado Provincial dos Salesianos de Portugal, deixará a função de pároco in solidum moderador. O Padre Álvaro Artur Pinto do Lago manter-se-á como pároco in solidum, assumindo a função de moderador. O Padre Alberto António Cunha, que vem da Comunidade Salesiana do Estoril, com o Padre Álvaro será pároco in solidum. Ao Padre Tarcízio exprimimos o agradecimento da Diocese pela sua amizade e dedicação à nossa Igreja diocesana e apresentamos votos de feliz trabalho pastoral à frente da Província Salesiana de Portugal. Ao Padre Alberto damos as boas-vindas e prometemos um acolhimento fraterno.

2.2. Na Comunidade Jesuíta da Caparica (Residência São Pedro Claver e Paróquia de São Francisco Xavier), acontecem as seguintes alterações: o Padre Dário Pedroso, até agora Superior da Comunidade e pároco in solidum, é transferido para Lisboa. Em seu lugar, será Superior o Padre Fernando Ribeiro, vindo de Évora. O Padre Luís Ferreira do Amaral mantém-se como pároco e contará com a colaboração dos restantes membros da Comunidade. Ao Padre Dário Pedroso manifestamos o nosso agradecimento pela sua colaboração na vida pastoral desta diocese e desejamos que, onde vai exercer o seu ministério, continue a lançar a boa semente do amor de Cristo. Ao Padre Fernando Ribeiro igualmente prometemos o nosso acolhimento fraterno.

3. Outras alterações

Entre o Clero diocesano, apesar de eu ter já poder para transferir e nomear párocos, conto não o fazer, uma vez que espero (esperamos todos!) não faltar muito tempo para termos o nosso bispo. No entanto, estou aberto a considerar, com a colaboração do Colégio dos Consultores, alguma proposta, no sentido de transferência de lugares e de funções, para além da atribuição de trabalho pastoral, com a colaboração do reitor do seminário, aos recém-ordenados diáconos.

Um abraço fraterno de comunhão em Cristo.

Padre José João Aires Lobato
Administrador diocesano