Igreja em Rede: oportunidades formativas, litúrgicas e de oração a nível nacional através da internet, rádio e televisão

iphone-410311_1280 - Cópia

A Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão das celebrações comunitárias da Eucaristia. Os bispos sugerem, em comunicado, que esta decisão, a par da «suspensão de catequeses e reuniões», e da obediência às indicações de cada diocese quanto «a outros sacramentos e atos de culto», pode ser acompanhada pela «oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada».

«Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet», assinala o episcopado.

Em todo o país, a Igreja mobiliza-se para disponibilizar celebrações em direto, orações em podcast e conteúdos formativos online disponíveis nos meios de comunicação social, nas páginas da internet e nas redes sociais.

A par das celebrações e iniciativas promovidas pela Diocese de Setúbal, divulgamos aqui muitas oportunidades formativas, litúrgicas e de oração a nível nacional.

Celebrar e rezar com o Papa

O Papa Francisco celebra diariamente a Missa na Capela da Casa Santa Marta (06h00 em Lisboa), transmitida através do canal Youtube do Vaticano. Aos domingos, pelas 11h00, no mesmo canal, o Papa preside à Oração do Angelus.

Missa Dominical

Missa ao sábado

Missas de segunda a sexta

Terço

Liturgia das Horas

• 08h30 – Laudes em direto do Carmelo de Fátima no radio e facebook
  • 18h15 – Vésperas em direto do Carmelo de Fátima no radio e facebook
  • 22h00 – Completas em direto do Carmelo de Fátima no radio e facebook

Oportunidades de oração, leitura e formação

Aplicações e podcasts

• iBreviary: aplicação com a Liturgia das Horas, Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística
  • Ora Pois: podcast com reflexões para o tempo da Quaresma dos Missionários Passionistas
  • Passo a rezar: momentos de reflexão em cada dia, meditações para o terço, a via-sacra e outras ocasiões.
  • Click to pray: rezar ao longo do dia, colocando as suas intenções e rezando pelas intenções dos outros fiéis.
  • Encontros da Quaresma – Ao Ritmo de Deus: portal Ponto SJ divulga as conferência de preparação para a Páscoa em áudio.
  • 10 minutos com Jesus: gravações diárias de sacerdotes jovens que ajudam a rezar em português. Disponível para receber em Whatsapp, Podcast, e Ivoox.

Programas de rádio e televisão

• 70×7: na RTP 2, domingo às 18h00.
  • Programa Ecclesia: RTP 2, segunda a sexta-feira às 15h00.
  • Programa Ecclesia: Antena 1 , segunda a sexta-feir às 22h45h e domingo às 06h00.
  • Porta Aberta: na Rádio Renascença, domingo às 10h00.
  • Aura Miguel convida: na Rádio Renascença, domingo às 23h30.

Ligações diretas a igrejas e santuários

• Santuário de Fátima: ligação à Capelinha das Aparições
  • Igreja de Santo António de Lisboa: ligação permanente através da internet

Estas oportunidades são recolhidas com o apoio da Agência Ecclesia, da Rádio Renascença, do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e outras fontes. Se tiver conhecimento de outras iniciativas e transmissões, envie-nos, por favor, para comunicacao@diocese-setubal.pt