D. Américo Aguiar nomeado Bispo de Setúbal

20230921-d-americo-aguiar-nomeado-bispo-de-setubal-banner

O Papa Francisco nomeou hoje D. Américo Manuel Alves Aguiar como Bispo de Setúbal.

D. Américo Aguiar torna-se, assim, o 4º Bispo da diocese sadina depois de um período de Sede Vacante que se iniciou a 28 de janeiro de 2022, aquando da nomeação de D. José Ornelas como Bispo de Leiria-Fátima.

O Bispo eleito de Setúbal, D. Américo Aguiar, será criado Cardeal no Consistório do próximo dia 30 de setembro. O Papa Francisco anunciou a sua nomeação cardinalícia a 9 de julho de 2023. Será o quarto cardeal eleitor português num futuro Conclave, além de D. Manuel Clemente, D. António Marto e D. José Tolentino de Mendonça.

Atualmente é, também, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia.

É, ainda, capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses; Provedor do Doente do Centro Hospitalar de São João, no Porto; membro da Plataforma dos Media Privados (PMP); e presidente da Assembleia Geral da Associação Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos.

Leia, aqui, a biografia completa de D. Américo Aguiar e conheça as suas armas de fé cardinalícias.

Saudação de D. Américo Aguiar à Diocese de Setúbal

D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal: Mensagem do Administrador Diocesano – “Uma feliz notícia”

D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal: Mensagem do Presidente da CEP

21 de Setembro de 2023