comprehensive-camels

LOC/MTC: Trabalhadores cristãos discutiram em Setúbal os desafios laborais e sociais do Pacto Verde Europeu e da transição climática

20231024-loc-mtc-seminario-internacional-setubal (1)

Decorreu em Setúbal, no Hotel Cristal, entre 19 a 22 de outubro, um seminário internacional promovido pela Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC). Em debate esteve o tema: “Pacto Verde Europeu e Emprego. Fundo de transição justa. Impacto nas relações laborais e o papel do diálogo social. Economia Circular”.

O Administrador Diocesano, Padre José Lobato, participou na sessão de abertura, em conjunto com André Martins, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e Américo Monteiro, Coordenador Nacional da LOC/MTC.

O tema “Pacto Verde Europeu e Emprego” foi desdobrado em cinco subtemas e desenvolvido por especialistas em cada uma das diferentes sessões.

Vera Weghmann, da Universidade de Greenwich abordou a transição de uma economia linear para uma economia circular, que utiliza resíduos como matéria-prima para novos produtos. A especialista salientou que é necessário que esta transição seja justa, “para que seja possível a criação de empregos, a reciclagem e atenção necessária aos trabalhadores de resíduos”.

O emprego no setor dos resíduos cresceu mas há pouca preocupação com as condições de trabalho, segurança e saúde de quem recolhe e separa os vários resíduos, alertou.

Na segunda sessão, a economista e investigadora Eugénia Pires apresentou o Pacto Verde Europeu na perspetiva das consequências económicas e sociais para os trabalhadores. Referiu que é importante promover a requalificação profissional e criar oportunidades de emprego, habitação eficiente em energia e mecanismos contra a pobreza energética, garantindo acesso a energia limpa, barata e segura.

Os participantes contaram com os contributos de Susana Fonseca, da Associação ZERO, que fez o enquadramento da intervenção desta associação, que vai para além das questões ambientais. Dar grande atenção à criação de políticas públicas é fundamental. Sobre o impacto e os desafios na Europa e no Mundo, disse que este pacto representou uma viragem não só na questão ambiental, mas também na transição justa, com perspetivas até para fora da Europa.

Na quarta sessão, realizou-se uma mesa-redonda em que participaram representantes de vários países com realidades bastante diversas, para partilhar reflexões quanto à economia circular e o impacto nos meios laborais de cada país. Constatou-se ainda grandes diferenças entre países e suas práticas na Europa. Tem sido difícil sair do conceito da economia linear, do extrair-produzir-descartar.

A economia circular tem como princípio regenerar a natureza, pois quando o foco deixa de ser a extração e exploração de recursos finitos, degradando continuamente os ecossistemas, a natureza tem espaço para prosperar, a biodiversidade é assegurada e a produtividade dos terrenos agrícolas protegida.

 

Na quinta sessão, Maite Valdivieso, do movimento trabalhador cristão espanhol, e Juan Ambrósio, da Rede Cuidar da Casa Comum de Portugal, ambos teólogos, aprofundaram os “valores e compromissos ecológicos do mundo do trabalho para garantir o futuro do planeta e uma vida harmoniosa: Urgentes desafios à humanidade”.

Maite salientou que o projeto de Deus é um “projeto de Humanização-Comunhão”. Juan Ambrósio, a partir da encíclica Laudato Sí, deixou-nos desafios essenciais lançados pelo Papa Francisco: pensando no bem comum, hoje precisamos imperiosamente que a política e a economia, em diálogo, se coloquem decididamente ao serviço da vida, especialmente da vida humana.

O Seminário Internacional contou com a participação de membros da LOC/MTC de várias dioceses de Portugal, da BASE – FUT, da QUERCUS, da FIDESTRA, do Sindicato dos trabalhadores do Vestuário, Confeção e Têxtil do Norte, da Pastoral Operária de Portugal e da Confederação Portuguesa do Voluntariado. Contou também com representantes de movimentos de trabalhadores cristãos de países como Alemanha, Espanha, Eslováquia, representantes do Centro Europeu para ao Assuntos dos Trabalhadores (EZA) e do Movimento Trabalhadores Cristãos Europeus (MTCE).

Este Seminário foi organizado pela LOC/MTC e contou com o apoio do EZA e foi financiado pela União Europeia.

JM/Secretariado Nacional da LOC/MTC Portugal

Fotos: LOC/MTC Portugal

Partilhe nas redes sociais!
24 de Outubro de 2023