Missões 2023: Dia Mundial celebrado na Quinta do Conde com testemunho de missionário

20231024-dia-mundia-das-missoes-quinta-do-conde

Realizou-se, no passado domingo, uma palestra-testemunho, na igreja de Nossa Senhora da Boa Água, Paróquia da Quinta do Conde, alusiva ao tema do Dia Mundial das Missões 2023 “Corações ardentes, pés ao caminho”.

A iniciativa contou com a participação do Padre Amaro Rogério, da Diocese de Patos, estado do Nordeste do Brasil, que está desde há alguns anos na Arquidiocese de Évora.

As cerca de quatro dezenas de pessoas, incluindo padres e religiosas, escutaram do Padre Amaro Rogério a sua vivência missionária por contraste do nordeste do Brasil com as planícies alentejanas e, agora em Coruche, com a sensibilidade ribatejana.

As perguntas e intervenções dos participantes ajudaram a formular alguns aspetos que poderiam ser incrementados na nossa diocese, tais como a criação de grupos missionários nas paróquias (à semelhança de outros setores como a liturgia ou a catequese), a troca de experiências com outras dioceses e mesmo o recurso a vivências de missionação/evangelização entre os vários grupos paroquiais de serviço na Igreja.

Atendendo à consonância com o tempo sinodal e até na expetativa do início do ministério do novo Bispo diocesano foram lançados desafios que serão levados às instâncias diocesanas pelo Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões, que promoveu esta iniciativa.

Depois de uma refeição fraterna, animou este encontro o tenor sadino João Mendonza, que nos brindou  com alguns dos seus cantos.

A Igreja Católica celebrou este domingo, 22 de outubro, o Dia Mundial das Missões 2023 com o tema «Corações ardentes, pés ao caminho», título da mensagem do Papa Francisco para esta celebração.

Os ofertórios recolhidos nas Missas destinam-se a apoiar o trabalho das Obras Missionárias Pontifícias. As OMP-Portugal publicaram o Guião Missionário 2023/2024, um itinerário de vida e de missão para as comunidades católicas.

A celebração do Dia Mundial das Missões acontece anualmente no terceiro domingo de outubro, o mês missionário na Igreja Católica.

Secretariado Diocesano da Pastoral das Missões

24 de Outubro de 2023