Setúbal: Leigos esperam um bispo «com coração grande» que os leve a caminhar juntos

Augusta Delgado, da equipa sinodal da Diocese de Setúbal, destaca a capacidade de D. Américo Aguiar de conduzir todos “a testemunhar e a viver o que é ser Igreja”. Referiu que os leigos têm a expectativa de encontrar um novo bispo com “um coração grande” e que possa caminhar com eles.

“Os leigos esperam muito. Nós esperamos muito isto. Que seja, de facto, um pastor, que de alguma forma nos possa conduzir e que seja um pastor que tenha um coração grande”, afirmou, em entrevista, transmitida esta quinta-feira, no programa Ecclesia, na RTP2, no âmbito da entrada de D. Américo Aguiar na diocese sadina.

Segundo Augusta Delgado, os cristãos, que aguardaram mais de um ano pela chegada de um novo bispo, esperam que D. Américo Aguiar os guie e conduza a “cumprir a missão” que receberam no batismo.

“Ao longo deste tempo nas comunidades, nós pedíamos sempre que nos fosse dado um pastor que fosse capaz de reunir, alimentar, conduzir e enviar este povo em missão. E, de facto, esta espera levou-nos ao D. Américo Aguiar e, portanto, o senhor foi muito caridoso connosco”, destacou a professora e membro da equipa sinodal da Diocese de Setúbal.

O cardeal tomou posse esta quinta-feira como quatro bispo diocesano e prometeu “arregaçar as mangas” para que ninguém “se sinta abandonado” ou “se sinta para trás”.

Em entrevista, Augusta Delgado lembra a capacidade que D. Américo teve em reunir jovens na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

“Os jovens que participaram diretamente nesta Jornada sentiram esta presença, esta força, este motor que consegue levar os jovens a envolverem-se da maneira que se envolveram. Os jovens sentiram-se envolvidos na JMJ. E, portanto, acho que o D. Américo Aguiar tem esta possibilidade, esta capacidade de nos levar a todos, a testemunhar e a viver o que é ser Igreja”, enfatizou.

Augusta Delgado realça ainda um momento que a comunidade acompanhou de perto, sublinhando esta característica do novo bispo diocesano: “A JMJ foi um testemunho que nos foi passado em como foi possível caminhar juntos. E tivemos muita experiência na diocese de Setúbal, mesmo quando estávamos a construir, a montar os kits todos para a JMJ, que ele (D. Américo Aguiar) esteve também presente conosco. E, portanto, é alguém que está próximo”.

Para a professora, o novo bispo de Setúbal vai ser um elemento-chave para continuar a “dinâmica de abertura da Igreja a todos”.

A Diocese de Setúbal e a entrada de D. Américo Aguiar como o quarto bispo da diocese vai estar em destaque no programa 70×7 de domingo, dia 29, na RTP2, pelas 17h30.

Agência Ecclesia

Foto: Diocese de Setúbal

D. Américo Aguiar: “Com cada um de vós quero descobrir quais são os sonhos de Deus para este amado povo de Setúbal”

27 de Outubro de 2023