Setúbal: «Depositamos uma grande esperança e confiança com a chegada do novo bispo» – Presidente da Cáritas Diocesana

20200331-caritas-diocesana_setubal - Cópia

Paulo Valente da Cruz acredita que D. Américo Aguiar vai dar continuidade «ao trabalho desenvolvido pelos seus antecessores»

O presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal assumiu ver a entrada de D. Américo Aguiar na diocese sadina com a convicção de que o apoio aos mais desfavorecidos esteja presente nos horizontes do novo bispo.

“A Cáritas deposita uma grande esperança e confiança com a chegada do novo bispo. De facto, aquilo que se tem ouvido leva a que tenhamos aqui uma grande expectativa positiva, porque está imbuído do mesmo espírito da resposta aos mais carenciados, à luz do que o nosso Papa Francisco tão bem defende”, defendeu Paulo Valente da Cruz, em entrevista à Agência Ecclesia, na sequência da nomeação de D. Américo Aguiar para bispo da diocese sadina.

“A minha expectativa é que continue a dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos seus antecessores, nomeadamente D. Manuel Martins, D. Gilberto e D. José Ornelas. E aquilo que tenho ouvido é que, de facto, será esse o caminho que o nosso cardeal, o nosso bispo de Setúbal, tem presente, e irá seguir, o que é para mim muito gratificante”, afirmou.

O Papa nomeou D. Américo Aguiar como o novo bispo de Setúbal, a 21 de setembro, estando a entrada solene marcada para a celebração eucarística de domingo.

O presidente da instituição de ação social da Igreja católica acredita que parte do trabalho do novo bispo diocesano, que toma hoje posse, vai passar por estimular a sensibilidade social da comunidade cristã.

“Espero sim que D. Américo venha e tenho quase a certeza que o fará, venha alertar para esse aspeto. Nós não devemos passar ao lado das pessoas fragilizadas, nós devemos apoiar as pessoas fragilizadas”, destacou, assinalando que este é também um dos alertas do Papa Francisco.

Sobre o apoio que a instituição presta à população, Paulo Valente da Cruz desabafa sobre as situações que se apresentam no dia-a-dia, nomeadamente a “subida exponencial” das rendas.

“A reação que verificamos nos organismos do Estado e no Governo é muito lenta”, lamenta.

O presidente da instituição assegura que a Cáritas tenta chegar a todos “exatamente da mesma maneira”, no entanto, adianta, tem sido “muito desafiante”.

“Gostaria que o nosso Governo estivesse mais perto da realidade do terreno, porque quando as coisas acontecem, demoram muito tempo a reagir”, reforça.

A diocese de Setúbal e a entrada de D. Américo Aguiar como o quarto bispo da diocese vai estar em destaque no programa 70×7 de domingo, dia 29, na RTP2, pelas 17h30.

Agência Ecclesia

D. Américo Aguiar: “Com cada um de vós quero descobrir quais são os sonhos de Deus para este amado povo de Setúbal”

27 de Outubro de 2023