Charneca de Caparica: Cardeal D. Américo Aguiar presidiu à Eucaristia da Solenidade de Todos-os-Santos

20231101_d_americo_aguiar_charneca_0080

Esta quarta-feira, 1 de novembro, o Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, esteve na Igreja de Nossa Senhora da Rosa, Paróquia de Charneca de Caparica, para presidir à Eucaristia da Solenidade de Todos-os-Santos.

Acompanhado pelo Ecónomo Diocesano, Padre David Caldas, visitou pela primeira vez a Paróquia da Charneca de Caparica, aquela que D. Manuel Martins chamava a sua “Filha mais velha”, conforme recordou o pároco, Padre Francisco Mendes, nas palavras de acolhimento ao novo prelado diocesano.

Diante de uma assembleia que enchia completamente a Igreja de Nossa Senhora da Rosa, D. Américo agradeceu a toda a comunidade o empenho na construção do novo templo, bem como enalteceu o trabalho de todos os sacerdotes nestes tempos conturbados.

Manifestou a sua gratidão a todos os padres da Diocese pelo trabalho realizado, aos escuteiros, aos jovens, especialmente aos que estiveram envolvidos na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023: “Agradecer muito a esta paróquia todo o apoio, todo o empenho, toda a dedicação.”

Créditos: Ricardo Perna

Pegando no Evangelho da Solenidade, incentivou à busca da santidade por parte de todos, vivendo Cristo e oferecendo Cristo a um mundo que necessita d’Ele para ganhar sentido.

“Estou convencido que, se eu perguntar a cada um, há meia dúzia de santos que na sua vida aconteceram e conheceram e que agora estão juntos de Deus. Este dia de Todos os Santos é exatamente para isso, é para termos consciência que os santos não são só os oficiais que estão nos altares, mas são muitíssimos mais.”

Falando sobre as Bem-Aventuranças, pronunciadas por Jesus no Sermão da Montanha, o prelado apelida-as de “passwords para o céu” por nos dar acesso ao mesmo e realçou como as Bem-Aventuranças se encontram presentes na nossa vida quotidiana.

Ser santo é viver a plenitude da vida. Tudo, tudo o que a vida tem, mas tentar viver como alguém que tem Cristo vivo no seu coração. E tentarmos isso naquilo que são as decisões da nossa vida todos os dias.”

Referiu-se ainda a uma das suas preocupações mais prementes, a das guerras que despontam em tantos lugares, e que roubam a possibilidade de ser feliz a gerações inteiras: “A esta hora há crianças, jovens, adultos, famílias, idosos e doentes a fugirem da guerra, a fugirem para não serem mortos, empurrados contra uma parede. Não têm para onde fugir, que nem ratos. E quem diz na terra de Jesus, a amada Terra Santa de Jesus, diz a Ucrânia e diz a Rússia. E diz a República Centro-Africana, e diz o Sudão, e diz tantas outras geografias onde há pessoas que nascem, vivem e morrem sem serem amadas”.

E deixou um importante incentivo a todos a rezar pela paz e a construir a paz: “Nós não podemos resolver o problema da guerra lá longe, mas podemos semear a paz aqui, no nosso coração, na nossa casa, com os nossos vizinhos, com os nossos amigos, com os nossos colegas.”

Créditos: Ricardo Perna

“Peçamos ao Senhor, neste dia de Todos-os-Santos, primeiro que retribua aqueles santos do nosso coração, aqueles santos anónimos, os santos ao pé da porta, como diz o Papa Francisco. Às vezes a arquitetura das igrejas ajudou a pôr o santo muito alto, muito longe, para a gente não tocar, para significar que a santidade é qualquer coisa intocável, que não se alcança”, acrescentou.

Mas, meus queridos irmãos e irmãs, sede santos. Façamos um esforço de sermos santos. E ser santo, não é santinho, é na normalidade do dia a dia, é esforçarmo-nos para que as nossas palavras, os nossos gestos, as nossas decisões transpirem e deem testemunho de Cristo vivo no nosso coração.”

“O objetivo é o céu de mãos dadas com Cristo vivo. E que Nossa Senhora da Rosa, nos acolha, nos proteja e nos acompanhe nesta caminhada”, concluiu.

No fim da Eucaristia, o Bispo de Setúbal teve oportunidade de receber as saudações dos representantes do Executivo da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda, bem como do Agrupamento de Escuteiros, dos jovens e dos demais fiéis.

Já antes de iniciar a Missa tinha visitado as instalações da Igreja, saudado o Coro e visitado o novo espaço Q’a Fé, no Pavilhão de Nossa Senhora da Rosa.

Paróquia Charneca de Caparica/JM

Fotos: Ricardo Perna