comprehensive-camels

Nomeação: Padre Rui Rosmaninho é o novo Sacerdote Penitenciário Diocesano

20210402-paixao-do-senhor-sexta-feira-santa-se-de-setubal (24)

O Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, nomeou o Padre Rui Rosmaninho como sacerdote penitenciário diocesano, ofício que se encontrava vago deste o falecimento do Padre Francisco de Jesus Graça.

O sacerdote acumula a função com os ofícios de Pároco de Santa Maria e São Julião (Setúbal) e de Diretor da Comissão Diocesana de Liturgia e Música Sacra.

O penitenciário diocesano é um sacerdote nomeado pelo bispo a quem delega a faculdade de absolvição de pecados graves, capacidade essa reservada ao bispo como sucessor dos apóstolos.

Decreto

AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

 Encontrando-se vago o ofício de Sacerdote Penitenciário da Igreja Catedral, motivado pelo falecimento do seu anterior detentor, Rev. Pe. Francisco de Jesus Graça, sendo de toda a conveniência canónica e pastoral regular de forma estável na Diocese a questão da remissão das censuras no foro sacramental, nos termos do canône 508, §2,

Nomeio para o ofício de Sacerdote Penitenciário Diocesano

o Pe. Rui Miguel da Costa Álvares Rosmaninho

que cumprirá as funções previstas no §1 do referido cânone 508, nomeadamente a faculdade ordinária, não delegável, de absolver no foro sacramental as censuras “latae sententiae” não declaradas, nem reservadas à Sé Apostólica, incluindo em toda a Diocese também os estranhos, e os diocesanos mesmo fora do território da Diocese.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 20 de novembro de 2023.

† Américo, Cardeal-Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler

Partilhe nas redes sociais!
22 de Novembro de 2023