Nomeações: D. Américo Aguiar nomeou Pároco da Marateca e Administrador Paroquial de Santa Maria (Barreiro)

20231123-nomeacoes-bispo-de-setubal-novembro-2023 (1)

O Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, nomeou o Frei João José Costa Guedes da Silva como Administrador Paroquial de Santa Maria, Barreiro, e o Padre Higino Tchikala como Pároco de São Pedro da Marateca.

O Padre Frei João José Costa Guedes da Silva, Sacerdote da Ordem dos Frades Menores Capachinos (OFM, cap) e Pároco de São José Operário, Baixa da Banheira, assume o ofício de Administrador Paroquial da Paróquia de Santa Maria, Barreiro, por falecimento do seu pároco, Padre José Rodrigo da Silva Mendes, acumulando com os anteriores ofícios.

Na Paróquia de São Pedro de Marateca, o Padre Geraldo Kalemesa, no âmbito do convénio estabelecido entre a Diocese de Setúbal e a Diocese de Benguela, regressou à sua diocese de origem. Assume a paroquialidade desta comunidade o Padre Higino Tchikala.

Ao Padre Geraldo Kalemesa, o prelado agradece, em nome de todo o clero e demais fiéis, “pelo diligente e generoso ministério pastoral desempenhado nesta e noutras paróquias desta Diocese”.

Pelos sacerdotes nomeados, pede “que o Senhor ilumine e fortaleça com o Seu Espírito este seu Presbítero, no ministério que agora assume, a fim de que, seja irmão e guia do povo que agora lhe é confiado, tendo em especial atenção os mais débeis e carenciados e anuncie com fidelidade e alegria o Evangelho àqueles que não foram ainda tocados pelo amor de Deus”.

Decreto de nomeação do Administrador Paroquial de Santa Maria, Barreiro

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Tendo ficado vaga a Paróquia de Santa Maria, Barreiro, por falecimento do Pároco, Rev.do Pe. José Rodrigo da Silva Mendes, e, a fim de prover ao seu cuidado pastoral, após ter ouvido o Vigário Forâneo da Vigararia do Barreiro-Moita, e, com a anuência do Ministro Provincial dos Capuchinhos,

nomeio Administrador Paroquial da Paróquia de Santa Maria, Barreiro,

o Pe. Frei João José Costa Guedes da Silva, OFM Cap.

Que o Senhor ilumine e fortaleça com o Seu Espírito este seu Presbítero, no ministério que agora assume, a fim de que, seja irmão e guia do povo que agora lhe é confiado, tendo em especial atenção os mais débeis e carenciados e anuncie com fidelidade e alegria o Evangelho àqueles que não foram ainda tocados pelo amor de Deus.

Esta nomeação entra em vigor à data da tomada de posse do ofício.

O Pe. Frei João José Costa Guedes da Silva, OFM, Cap., a par deste ofício, mantém os demais ofícios para os quais está nomeado.

Na certeza que o Padre Rodrigo regressou à Casa do Pai porque, quem morre em Cristo vive com Ele, manifesto sentimentos de profunda gratidão pelo seu longo, diligente e generoso ministério pastoral desempenhado nesta Diocese.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 11 de novembro de 2023.

† Américo, Cardeal-Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler

Decreto de nomeação do Pároco de São Pedro da Marateca

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Tendo o Pe. Geraldo Kalemesa cessado o ofício de pároco “in solidum” da Paróquia de S. Pedro da Marateca, para regressar à sua Diocese de origem, a fim de prover ao cuidado pastoral desta Paróquia, e, atendendo ao convénio estabelecido entre a Diocese Setúbal e a Diocese de Benguela,

Nomeio Pároco da Paróquia de São Pedro da Marateca

o Pe. Higino Tchikala

Esta nomeação entra em vigor à data da tomada de posse do ofício.

O Pe. Geraldo Kalemesa cessa igualmente todas as funções para as quais foi nomeado, e, deixa a residência habitual na Diocese de Setúbal.

Em nome de todo o clero e demais fiéis, agradeço pelo diligente e generoso ministério pastoral desempenhado nesta e noutras paróquias desta Diocese.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 17 de novembro de 2023.

† Américo, Cardeal-Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler