Nomeação: Padre José Manuel Abreu é assistente eclesiástico da Cáritas Diocesana de Setúbal

20190716-Pe-Jose-Manuel-Abreu

O Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, a fim de “prover à assistência eclesiástica da Cáritas Diocesana de Setúbal”, nomeou o presbítero José Manuel de Morais Salgueiro Teixeira de Abreu para este ofício.

O sacerdote foi ordenado a 25 de junho de 1995 e é atualmente pároco de São Lourenço e São Simão, em Azeitão. Antes já era Assistente do Departamento Sociocaritativo da Diocese de Setúbal e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão. Integra o Colégio de Consultores da Diocese de Setúbal.

A Cáritas de Setúbal é um serviço da Igreja Diocesana para a promoção da sua ação social. Tem como atividade primordial a animação da pastoral social que visa a criação e funcionamento de serviços paroquiais para o melhor conhecimento dos problemas. É a partir deste conhecimento que procura agir diretamente na prevenção e solução dos mesmos.

Decreto

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Sendo necessário prover a assistência eclesiástica da Cáritas Diocesana de Setúbal, tendo ouvido o seu Presidente Eng.º Paulo Manuel Vitória Valente da Cruz e o Rev.do Pe. José Manuel Teixeira de Abreu, dou cumprimento ao previsto no Art.º 14º dos Estatutos da mesma Cáritas Diocesana:

Nomeio Assistente eclesiástico da Cáritas Diocesana de Setúbal o

Rev.do Pe. José Manuel de Morais Salgueiro Teixeira de Abreu.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 03 de novembro de 2023.

† Américo, Cardeal-Bispo de Setúbal

Dra. Maria da Graça Pacheco, Chanceler