Advento: Paróquia de Alcochete promove itinerário formativo para a preparação do Natal

20231206-alcochete-itinerario-advento-formacao

A Paróquia de Alcochete está a organizar um itinerário de formação para o Advento, com o tema “Das profecias ao Presépio – Preparação para o Natal”, com três encontros orientados pelo Padre Doutor João Lourenço, ofm.

Em nota enviada à Diocese, a paróquia informa que os objetivos deste itinerário formativo é “viver o Advento, preparar o Natal, aprofundar a fé e reforçar os conhecimentos no âmbito da teologia bíblica”.

Os três encontros decorrem nos dias 4, 11 e 18 de dezembro (segundas-feiras) pelas 21 horas no Salão Paroquial de Alcochete.

A proposta formativa “destina-se a agentes pastorais, catequistas, colaboradores da pastoral e outros interessados”, informa a Paróquia.

Conteúdos:

• 04 de dezembro: A fundamentação bíblica (profética) da encarnação: as perspetivas messiânicas da Escritura e a sua realização em Jesus – dos oráculos proféticos (2 Sam 7; Isaías 7, Miqueias 5; Os 11; Jr 31) – ao Presépio de Belém.
  • 11 de dezembro: O Evangelho da Infância no Evangelho de Mateus (Mt 1-2): a centralidade de S. José e a ‘construção de Mateus’ para testemunhar a esperança do AT.
  • 18 de dezembro: O Evangelho da Infância em Lucas: a centralidade de Maria e a espiritualidade cristã (os Cânticos do Benedictus e do Magnificat); Jesus e o Batista.

O Padre João Lourenço é doutor em Teologia Bíblica e professor catedrático emérito da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

JM

06 de Dezembro de 2023